A fatura do clássico entre FC Porto e Benfica na passada sexta-feira começou a chegar mas ainda está longe de acabar. Para já, contas feitas, são coimas de 5.945 euros a vários agentes, uma multa de 30 dias e um processo disciplinar a Luís Gonçalves, diretor-geral do futebol dos dragões. Mas pode haver mais: o Conselho de Disciplina aguarda ainda o relatório policial, sobretudo para deliberar sobre a invasão de campo de um adepto azul e branco, que chegou mesmo a empurrar Pizzi junto ao banco de suplentes dos encarnados.

Comecemos pelas multas tradicionais: 58 euros para Otávio, que viu o segundo amarelo no Campeonato; 58 euros para Luisão, pelo mesmo motivo; 115 euros para Zivkovic, que foi expulso por acumulação. Depois, os outros protagonistas em campo e fora das quatro linhas. Que acabaram por sofrer as sanções mais pesadas.

Tiago Pinto, delegado ao jogo do Benfica que acabou por receber ordem de expulsão porque “pontapeou a bola para longe, após aquela ter saído do terreno de jogo, provocando uma altercação junto dos bancos dos técnicos conforme relatado no Relatório do Árbitro”, terá de pagar 230 euros, ao passo que Sérgio Conceição e Vítor Bruno, treinador principal e adjunto dos dragões, tiveram uma multa de 383 euros por reincidência porque não utilizaram “em local visível a braçadeira ou credencial que o identificasse durante todo o jogo, conforme relatado no Relatório dos Delegados da LPFP”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já Fernando Saúl, oficial de ligação aos adeptos do FC Porto, foi castigado com multa de 893 euros e 30 dias de suspensão por “lesão da honra e da reputação da equipa de arbitragem”. “O agente à porta da cabine do árbitro gritou por várias vezes as seguintes palavras ‘Estamos fartos de ser roubados’, conforme é relatado no Relatório dos Delegados da LPFP”, explica. Por fim, a SAD do FC Porto terá ainda de pagar uma multa de 3.825 euros por reincidência na utilização de aparelhagem sonora. “Aos 86 minutos, foi utilizado o sistema sonoro pelo speaker, que proferiu durante seis segundos as seguintes palavras ‘Porto, Porto, Porto’, conforme é relatado no Relatório dos Delegados da LPFP”, diz o comunicado.

Agora, aguarda-se pelo relatório policial para averiguar sobre outras situações, sendo que o Relatório do Árbitro, conhecido como Relatório de Jogo e disponível desde a presente temporada no site da Federação Portuguesa de Futebol, foi utilizado para punir Tiago Pinto, como é explicado, mas, ao contrário do que se passou nos restantes encontros da 13.ª jornada, não foi tornado público.