Que faz bem na infância toda a gente sabe, mas agora multiplicam-se os estudos que confirmam que brincar é uma das atividades mais saudáveis também durante a idade adulta. Quando as preocupações aumentam e a pressão se torna quase insuportável, não há nada melhor que um jogo de tabuleiro, uma boa sessão de trabalhos manuais ou simplesmente brincar como quando éramos crianças. Porque o riso e a criatividade contribuem para melhorar o estado de espírito, reduzem o stresse e induzem estados de relaxamento, o que acaba por ter repercussões positivas a todos os níveis.

Por saber disso mesmo, a The Body Shop decidiu lançar este Natal uma série de produtos com embalagens que se transformam em jogos. Sopa de letras, labirintos, cubos, calendários do advento ou divertidas roletas são apenas alguns dos presentes que a marca produziu especialmente para a época natalícia. Para que cada adulto possa não só desfrutar dos produtos com a qualidade a que a marca já habituou os clientes, mas ainda utilizar a embalagem para brincar e divertir-se. Além do momento de evasão, que pode ser partilhado com as pessoas de quem mais se gosta, é ainda possível estimular a imaginação e reciclar a embalagem, criando algo que vamos guardar para sempre no coração: memórias boas, feitas de sorrisos genuínos.

Até escolher o presente ideal para oferecer a cada pessoa é este ano mais fácil e divertido. A The Body Shop criou um útil Gift Finder que vai ajudar. Basta indicar para quem se destina o presente, bem como o valor máximo que se pretende gastar e já está. Como se não bastasse, a The Body Shop oferece um diagnóstico facial a quem ali criar a sua lista, tornando irresistível o recurso ao Gift Finder.

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Ajudar crianças através da brincadeira

Mas porque o Natal é também aquela época do ano em que sentimos necessidade de reforçar o nosso contributo para um mundo melhor, a The Body Shop associou-se à International Alert e, juntas, criaram a campanha #PlayForPeace. O objetivo passa por angariar verbas para ajudar crianças em risco a recuperarem, através da brincadeira. Em concreto, esta campanha destina-se a apoiar o Peace Play Project, no Líbano, durante um ano, promovendo um local seguro onde as crianças afetadas pela guerra na Síria podem recuperar as suas infâncias, com recurso à brincadeira e acesso a psicoterapeutas que as ajudam a ultrapassar o trauma pelo qual passaram.

Por cada produto da linha natalícia vendido, a The Body Shop doará um valor à International Alert. No total, a marca pretende entregar 280 mil euros, o que garante um ano de funcionamento do projeto. O Peace Play Project é concretizado no terreno pela organização Basmeh and Zeitooneh, que apoia crianças refugiadas e recorre a atividades criativas e lúdicas para as ajudar a lidar com o trauma do conflito e das perdas dele decorrentes.

As atividades terapêuticas do Peace Play Project realizam-se num centro comunitário instalado no campo de refugiados de Shatila, em Beirute. Aqui as crianças encontram um espaço seguro, onde se sentem protegidas e confortáveis para simplesmente poderem brincar.
As ações desenvolvidas fornecem apoio psicossocial através de terapia assente no teatro e na expressão plástica. Desta forma, as crianças são ajudadas a processar o trauma e a compreender melhor as experiências que viveram na Síria. Ao brincarem, conseguem explorar e expressar emoções escondidas e aprender a interagir de forma mais positiva entre si e com os adultos que as rodeiam.

O incentivo ao jogo e à brincadeira – atividades que devem fazer parte dos primeiros anos de vida de toda a gente – são os alicerces desse processo de cura em que a The Body Shop está empenhada. E para o qual convida todos a participar também, através da aquisição dos produtos #PlayForPeace, cujas embalagens são, elas próprias, jogos.
E se passar por uma loja da marca e encontrar gente adulta a jogar à macaca ou a fazer o jogo do galo numa das montras, não estranhe. O objetivo da The Body Shop é mesmo desafiar toda a gente a voltar a ser criança e a brincar sem limites nem idades. Devolvendo assim a felicidade de quando éramos miúdos e o tempo se suspendia enquanto durava a brincadeira.

Ainda vai a tempo de ter um desconto de 10%

No âmbito da campanha, entre os dias 1 e 25 de Dezembro, os leitores do Observador – que adquirirem a revista Lifestyle – têm direito a um desconto de 10% nas suas compras. Basta apresentar o presente artigo (impressão ou screenshot). Pode consultar os termos e condições em loja.