Jorge Jesus deu esta semana uma entrevista ao Esporte Interativo onde, enquanto comentava os rumores no início da temporada sobre uma eventual mudança para o PSG, admitiu que Antero Henrique, atual responsável dos franceses que desempenhava funções no FC Porto, tentou levá-lo para o Dragão. “Não passou da imprensa, apesar do diretor geral do PSG ser um português, o qual já tentou também que eu fosse trabalhar para a equipa em que ele estava em Portugal, que era o FC Porto. Especulou-se um pouco em cima disso”, disse.

O treinador do Sporting não especificou quando terá ocorrido essa tentativa, mas a mesma aconteceu por mais do que uma vez, quando ainda estava no Benfica e em Alvalade. Esta noite, no Dragão, estará outro treinador que já esteve também na órbita dos azuis e brancos: Leonardo Jardim, líder do Mónaco desde 2014 após uma temporada no Sporting e atual campeão francês que, entre a saída do Beira-Mar e a passagem pelo Sp. Braga, chegou a ser ponderado por Antero Henrique para assumir o comando do FC Porto. Nunca se chegou a concretizar, mas ficou a boa relação do técnico com outros portistas, como o homólogo Sérgio Conceição.

Danilo e João Moutinho, companheiro de Seleção que regressa ao Dragão (ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/Getty Images)

Na conferência de imprensa de lançamento do FC Porto-Mónaco desta noite, o treinador dos dragões elogiou e muito Jardim, colocando-o no top-5 dos treinadores portugueses a par de Fernando Santos e José Mourinho (“os outros dois deixo-vos a pensar um bocadinho…”), mas deixou claro o objetivo dos vice-campeões nacionais: “Ter uma entrada forte em campo, controlar o jogo e marcar mais um do que eles”. “Temos oportunidade de entrar no lote das melhores equipas da Europa, com um FC Porto em que se calhar pouca gente acreditava. Temos a possibilidade de decidir o nosso futuro e isso é sinal do trabalho meritório que temos feito”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste grupo G, as contas são fáceis de fazer: o Besiktas, com três vitórias e dois empates (11 pontos), já garantiu o primeiro lugar, ao passo que o FC Porto, que tem os mesmos sete pontos do que o RB Leipzig e vantagem no confronto direto, precisa de fazer o mesmo resultados dos germânicos. Ou seja, se perder, os dragões ficam desde logo apurados. E o Sporting está a torcer por esse cenário. Estranho? Nem por isso.

Rui Patrício bem tentou (e defendeu) mas leões sofreram mesmo mais dois golos em Barcelona (Alex Caparros/Getty Images)

Após perder em Camp Nou com o Barcelona, os leões caíram para a Liga Europa mas correm o risco de não serem cabeças-de-série no sorteio: além dos 24 apurados da fase de grupos da competição, juntam-se agora os oito terceiros classificados da Champions que serão divididos ao meio entre pote 1 e 2 mediante a classificação final no grupo. E hoje os cinco golos sofridos nos últimos cinco minutos dos jogos (dois na Grécia, um em Turim que retirou também um ponto, um em Alvalade com o Olympiacos e um na Catalunha) fazem diferença.

No final do primeiro dia da sexta e última jornada da Liga dos Campeões, o Sporting é o pior terceiro classificado por causa dos golos: o CSKA Moscovo fez nove pontos e lidera essa tabela, mas depois Atl. Madrid, RB Leipzig (com menos um jogo) e Sporting, todos com sete mas com os leões atrás por terem uma diferença de golos negativa (9-10). O que necessita então o conjunto verde e branco? Que entre RB Leipzig, Nápoles (joga na Holanda frente ao Feyenoord tendo ainda esperança de passar aos oitavos-de-final da Champions caso o Shakhtar Donetsk não pontue com o Manchester City na Ucrânia) e Spartak Moscovo (desloca-se a Anfield Road, num grupo em aberto onde Liverpool, Sevilha e os russos podem ainda apurar-se), dois percam os seus jogos.

Ronaldo tentará voltar a marcar ao B. Dortmund para reforçar posição de melhor marcador (ODD ANDERSEN/AFP/Getty Images)

Esse grupo E será mesmo o mais interessante de seguir ao longo da noite (a partir da hora do costume, 19h45), pois Liverpool (nove pontos), Sevilha (oito) e Spartak Moscovo (seis) podem ainda apurar-se e em primeiro lugar. Além desses encontros, nota ainda para um sempre apetecível Real Madrid-B. Dortmund que, ainda assim, decide objetivos “menores”: os merengues vão seguir em frente na segunda posição (ou seja, não serão cabeças-de-série do sorteio da Champions), ao passo que os germânicos lutam ainda com o Apoel (que joga fora com o Tottenham) para assegurarem o terceiro lugar que dê acesso à Liga Europa.