Argentina

Argentina. Ex-Presidente Cristina Kirchner vai ser detida

A justiça argentina emitiu esta quinta-feira um mandado de detenção da antiga Presidente do país, Cristina Kirchner. A notícia está a ser avançada pela AFP citando fonte judicial.

Getty Images

A justiça argentina emitiu esta quinta-feira um mandado de detenção da antiga Presidente do país, Cristina Kirchner. A notícia está a ser avançada pela AFP citando fonte judicial.

Em causa está uma acusação por crimes de associação ilícita e administração fraudulenta ligados à adjudicação de obras públicas aprovadas durante o seu tempo à frente do país.

Kirchner é acusada de ter favorecido o grupo Austral Construcciones nos concursos de atribuição de contratos para a construção de obras públicas.

O processo complica-se na medida em que o líder do grupo, Lázaro Báez, está a ser julgado por suspeitas de lavagem de dinheiro.

Há outros governantes e ex-governantes envolvidos no processo, incluindo Carlos Kirchner, subsecretário de Coordenação das Obras Públicas e primo do ex-Presidente Nestor Kirchner, marido de Cristina Kirchner, a quem ela sucedeu, Julio De Vido, ex-ministro do Planeamento, e Amado Boudou, vice-Presidente de 2011 a 2015.

Recentemente, a antiga governante tinha rejeitado todas as acusações de que era alvo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Brexit

Quem disse que sair da Europa era fácil?

Diana Soller

Esperemos que o executivo britânico se reorganize depressa. Ainda que o divórcio tenha tido até agora pouco de litigioso, uma das partes põe paus na engrenagem. E nas separações todo o cuidado é pouco

Crianças

Há Natais e Natais...

Rute Agulhas

Pais, mães, avós e restante família alargada. Deixemos as crianças viver a magia do Natal. Acreditar, mesmo que seja a fingir, no Pai Natal e nas renas, e na fábrica de brinquedos, e nos duendes.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site