Zona Euro

Economias da zona eurocrescem 2,6% no terceiro trimestre

As economias da zona euro e da União Europeia cresceram 2,6% no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2016. Em Portugal o PIB aumentou 2,5%.

O PIB aumentou nos 26 países para os quais há dados disponíveis, com destaque para a Roménia (8,6%)

HERWIG VERGULT/EPA

Autor
  • Agência Lusa

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) cresceram 2,6% no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2016, depois de uma subida homóloga de 2,4% no período anterior, divulga o Eurostat. Já na variação em cadeia, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) abrandou para os 0,6% entre julho e setembro, quer na zona euro, quer na UE, depois de ter aumentado 0,7% no segundo trimestre.

Em termo homólogos, o PIB aumentou nos 26 países para os quais há dados disponíveis (de fora ficam a Irlanda e o Luxemburgo), com destaque para a Roménia (8,6%), Malta (7,7%), Letónia (6,2%), Polónia (5,2%) e República Checa (5,0%). Face ao segundo trimestre, a Roménia (2,6%, Malta (1,9%), Letónia (1,5%) e Polónia (1,2%) registaram as maiores taxas de crescimento económico, havendo um recuo a assinalar: de -0,6% na Dinamarca.

Em Portugal o PIB aumentou 2,5% face ao terceiro trimestre de 2016 e 0,5% na comparação com o período entre julho e setembro.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site