Incêndios

Fotogaleria. Veja as fotos mais impressionantes dos incêndios na Califórnia

120 casas reduzidas a cinzas, 32 mil hectares ardidos e 200 mil pessoas evacuadas. Os incêndios florestais na Califórnia estão fora de controlo e já fizeram um morto. Veja a fotogaleria.

Noah Berger

Os vários incêndios que voltaram a lavrar na região de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos da América, obrigaram cerca de 200 mil pessoas a abandonar as casas onde residem, nomeadamente no famoso bairro de Bel-Air. As autoridades lançaram, pela primeira vez o alerta máximo devido aos fortes ventos que se fazem sentir na região e que atingiram os 130 quilómetros por hora, dificultando o combate às chamas.

“Tal como prevíamos, a força dos ventos aumentou de forma extraordinária” disse o serviço que luta contra os incêndios da Califórnia (Cal Fire) através da rede social Twitter. “Mantenham-se alerta e estejam preparados para a eventual evacuação da zona. Caso sintam que não estão em segurança abandonem o local onde se encontram”, acrescenta a mensagem do mesmo organismo.

Na última conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Los Angeles, Eric Garcetti, referiu-se ao espírito de resiliência dos habitantes sublinhando que aqueles que se encontram em perigo estão na cidade, onde no total, residem mais de quatro milhões de pessoas. “Mais de 150 mil pessoas foram retiradas da zona norte da cidade”, acrescentou o autarca.

Entretanto, mais de 50 mil pessoas receberam ordens para abandonarem as casas, sobretudo no condado de Ventura e perto de Ojai. Os incêndios de grandes proporções propagaram-se nas últimas 48 horas e, segundo as últimas informações, muitas frentes encontravam-se fora de controlo.

As chamas já destruíram 120 residências e provocaram a morte a pelo menos uma pessoa, de acordo com os dados fornecidos pelos bombeiros. Mais de 32 mil hectares foram atingidos pelas chamas nos últimos dois dias. As televisões locais já mostraram a evacuação de partes do luxuoso bairro de Bel-Air, em Los Angeles.

Há menos de dois meses, o estado norte-americano da Califórnia foi atingido pelas chamas. Foi o incêndio mais mortífero da Califórnia desde que há registo: mais do que 40. Cerca de 180 pessoas ficaram feridas.

Quase 8 mil bombeiros estiveram a combater as chamas, apoiados por 550 veículos. Deles, 170 vieram de outros estados norte-americanos, além da Califórnia. Cerca de 20 mil pessoas foram retiradas das suas casas. Na altura, quase 300 pessoas foram dadas como desaparecidas.

Percorra as fotogaleria e veja as fotos mais impressionantes dos incêndios na Califórnia.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site