Cartão de Cidadão

Já não precisa de leitor de cartões para usar serviços online do Cartão de Cidadão

1.592

Para utilizar novo serviço é necessário ativar a assinatura eletrónica, permitida a cidadãos com mais de 16 anos. Governo quer "massificar a utilização da chave móvel digital".

EDUARDO COSTA/LUSA

Já está disponível a utilização da chave móvel digital do Cartão de Cidadão, que permite utilizar os serviços online da administração pública sem ter um leitor de cartões em casa. Operações como pedir a renovação do Cartão de Cidadão, aceder ao registo criminal ou alterar dados no registo de cidadão passam a poder ser feitos mediante a introdução desta chave, associada ao seu número de telefone, acabando com a necessidade de ter o leitor de cartões.

Segundo escreve esta quinta-feira o Jornal de Notícias, para utilizar este serviço é necessário ativar a assinatura eletrónica, permitida a cidadãos com mais de 16 anos.

A ativação da assinatura eletrónica pode ser feita num balcão de atendimento da conservatória ou das Lojas do Cidadão, a qualquer momento. Nesse momento, é definido um código PIN que passa a ser utilizado para a autenticação no Portal do Cidadão.

Quando necessitar de aceder a alguma funcionalidade associada ao Cartão de Cidadão, basta dirigir-se à zona de login do Portal do Cidadão e colocar o número de telemóvel e o PIN. Nesse momento, recebe um código no seu telemóvel, válido apenas para uma utilização, que deve colocar no campo pedido para autenticação, e já está: passa a ter acesso a tudo o que antes apenas teria através do leitor de cartões.

O Governo quer, com esta medida, facilitar o acesso aos serviços online do Cartão de Cidadão, até aqui pouco utilizados devido à dificuldade em aceder aos leitores de cartões e em utilizá-los. Contudo, apenas 17% dos portugueses têm atualmente a assinatura eletrónica ativada, um número que o Governo pretende aumentar.

Em declarações ao JN, a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, destaca que o objetivo é “massificar a utilização da chave móvel digital” aumentando “substancialmente” o número de aderentes à assinatura eletrónica.

Também a renovação do Cartão de Cidadão já está disponível a partir da Internet, para todos os que pretendam renovar o documento e que tenham entre 25 e 60 anos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

O país pequenino onde uma mão lava a outra

José Manuel Fernandes
647

A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha.

Brexit

Quem disse que sair da Europa era fácil?

Diana Soller

Esperemos que o executivo britânico se reorganize depressa. Ainda que o divórcio tenha tido até agora pouco de litigioso, uma das partes põe paus na engrenagem. E nas separações todo o cuidado é pouco

Crianças

Há Natais e Natais...

Rute Agulhas

Pais, mães, avós e restante família alargada. Deixemos as crianças viver a magia do Natal. Acreditar, mesmo que seja a fingir, no Pai Natal e nas renas, e na fábrica de brinquedos, e nos duendes.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site