Redes Sociais

O “rapaz confuso ou a piscar os olhos” é o GIF do Ano

Os GIF são cada vez mais uma ferramenta de comunicação online. Estes foram os cinco mais utilizados em 2017.

Quando as palavras nos faltaram, em 2017, recorremos aos GIF (acrónimo para ‘graphic interchange format’, um formato gráfico que permite usar imagens estáticas e em movimento). Cada vez mais uma ferramenta de comunicação, os mais usados servem também para mostrar como foi este ano que está quase a terminar.

Ora vamos a contas: as emoções negativas cresceram 31% e as emoções positivas diminuíram 18%. De acordo com a plataforma de GIF Tenor, parece assim que este ano deixa muito a desejar, comparativamente com o 2016.

Os dados indicam que, no seu todo, 2017 foi muito mais negativo, apesar de as pesquisas por GIF a rir terem aumentado para o dobro, relativamente ao ano anterior. Estes GIF fazem parte da categoria “felicidade”, o que poderia demonstrar que este ano foi mais feliz, mas não: muitas vezes eles não foram utilizados com esse sentimento.

Eis o top dos 5 GIF mais utilizados em 2017.

1. O rapaz confuso ou a piscar os olhos

Foi nomeado o GIF do Ano, não só porque foi o mais partilhado nas redes, em 2017, mas por aquilo que representa – não há melhor GIF que demonstre a confusão, desconforto ou desconfiança que muitos experimentaram este ano. A Tenor congratulou quem criou o GIF originalmente, a partir de um vídeo jogo e o próprio Drew Scanlon.

2. O bebé a chorar

A segunda posição vai para este GIF que mostra como frequentemente as pessoas se sentiram ao longo do ano. Segundo a CNN, este foi muitas vezes utilizado entre estranhos no Twitter.

3. Jonah Hill Yay

Este GIF é normalmente utilizado quando as pessoas estão entusiasmadas com alguma coisa. É o famoso “yay” das redes sociais.

4. Shaqi a rir na SB Nation

Este é o GIF que pode ser utilizado facilmente para rir do ridículo – ou seja, está incluído no conjunto de GIF alegres, mas muitas vezes é utilizado em situações cujo sentimento é negativo. Ridiculariza e ‘goza’ com situações.

5. Obama “oh yeah”

Na quinta posição está o GIF de Obama, que surge ainda no top, um ano depois de ter deixado o cargo de Presidente dos Estados Unidos. Este lugar evidencia que a política americana dominou muitas das conversas deste ano e as publicações noticiosas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site