Zé Pedro (1956-2017)

Parlamento aprova por unanimidade voto de pesar pela morte de Zé Pedro e aplaude de pé

1.021

O Parlamento aplaudiu de pé e aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte na semana passada do músico da banda Xutos & Pontapés Zé Pedro.

Jorge Amaral

O Parlamento aplaudiu esta quinta-feira de pé e aprovou por unanimidade um voto de pesar apresentado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pela morte na semana passada do músico da banda Xutos & Pontapés Zé Pedro.

[Veja no vídeo o aplauso dos deputados e o texto do voto de homenagem]

Nas galerias do Parlamento presenciaram este ato quatro irmãos e a mulher de Zé Pedro, assim como Tim, Kalú, Gui e João Cabeleira, os restantes elementos deste conjunto que marcou o “rock” português, sobretudo ao longo das décadas de 80 e 90.

No voto, da autoria de Eduardo Ferro Rodrigues, considera-se que Zé Pedro foi “um dos ícones da cultura popular contemporânea” e “um músico, um divulgador de músicas e de músicos”, sendo “um apaixonado pela vida e com uma curiosidade insaciável sobre os movimentos do mundo e as novas tendências do pop e rock”.

“Era um homem com qualidades invulgares e com uma generosidade contagiante. Um símbolo de uma geração que se transformou numa referência de todas as gerações”, salienta-se no mesmo texto.

Neste voto, entre outros aspetos, faz-se ainda alusão ao facto de o antigo Presidente da República Jorge Sampaio ter condecorado em 2004 os Xutos & Pontapés.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site