Centenas de fiéis muçulmanos fizeram hoje as orações de sexta-feira em frente da Casa Branca, em Washington, para protestar contra o reconhecimento do Presidente norte-americano, Donald Trump, de Jerusalém como capital de Israel.

Em resposta a um apelo de organizações muçulmanas americanas, os fieis instalaram os seus tapetes de oração na Praça Lafayette, um pequeno parque em frente da residência oficial do Presidente dos Estados Unidos.

Usando o tradicional lenço palestiniano (keffieh) ou lenços com as cores da Palestina, os manifestantes levaram também cartazes denunciado a colonização de Jerusalém Oriental e da Cisjordânia.

Ignorando décadas de diplomacia norte-americana e internacional, o atual Presidente dos Estados Unidos reconheceu na quarta-feira unilateralmente Jerusalém como capital de Israel, e anunciou a transferência da embaixada dos Estados Unidos em Telavive para Jerusalém.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Donald Trump “não tem um único grama de terra em Jerusalém ou na Palestina, ele tem as torres Trump que pode dar aos israelitas”, disse Nihad Awad, diretor-geral do Conselho de Relações Americano-Islâmicas.

O responsável, citado pela agência France Presse, disse que o ato do Presidente “reforça o extremismo religioso cristão nos Estados Unidos”.

Falando em conjunto com outros elementos da comunidade muçulmana nos Estados Unidos, Awad pediu a Donald Trump para que coloque os interesses americanos à frente dos de uma potência estrangeira e dos seus “lobbies”.

O anúncio de Donald Trump “não é a favor da paz, criará mais caos, destruiu tudo o que podia levar à paz”, disse Zaid al-Harasheh, um manifestante.

Israel conquistou Jerusalém Oriental em 1967 e anexou-a para proclamar Jerusalém como a sua capital “eterna e indivisível”. Os palestinianos querem fazer de Jerusalém Oriental a capital do Estado a que aspiram.

Desde a criação de Israel, em 1948, que a comunidade internacional se tem abstido de reconhecer Jerusalém, uma cidade sagrada para judeus, muçulmanos e cristão, como a capital do país.