O Parlamento Europeu (PE) inicia na segunda-feira, em Estrasburgo, uma sessão plenária marcada pelo debate e votação, na quarta-feira, de uma resolução sobre o acordo para o Brexit assinado na sexta-feira, entre Bruxelas e Londres.

Os eurodeputados irão debater e votar uma resolução que subscreve a recomendação da Comissão Europeia aos Estados-membros para que se passe à segunda fase das negociações sobre as futuras relações entre a União Europeia (UE) e Londres.

O PE vai ainda debater na terça e votar na quarta-feira as recomendações da comissão de inquérito sobre o branqueamento de capitais e a elisão e a evasão fiscais (PANA), criada após as revelações dos Papéis do Panamá.

Os eurodeputados querem uma lista comum de paraísos fiscais que seja “credível” e “realista”, medidas que desincentivem a intervenção de facilitadores e intermediários nestes esquemas, como bancos, consultores fiscais e advogados, e o fim da regra da unanimidade em matéria fiscal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O relatório faz também referências a Portugal, mencionando a transferência de 10 mil milhões de euros para offshores, o Grupo Espírito Santo, o ex-primeiro-ministro José Sócrates e o caso da Madeira.

Para terça-feira, está agendado um debate sobre o anúncio do Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, já contestado pela UE.

O Prémio Sakharov 2017 será entregue na quarta-feira à Oposição Democrática na Venezuela, numa cerimónia em que estará presente o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Julio Borges.