O antigo subchefe da Unidade de Drogas e Crime Organizado da Polícia Nacional catalã e um inspetor da mesma unidade foram presos, em setembro, por estarem envolvidos em narcotráfico. O responsável policial, conhecido como Calixto, era um recordista de apreensões ligadas ao negócio da droga na Catalunha, tendo em janeiro apreendido 450 quilos de cocaína no porto de Barcelona.

Segundo noticia o El País, foram encontrados na casa do subchefe Calixto meio quilo de cocaína, 190 mil euros e um livro em que tinha registado as vendas e valores da distribuição ilegal de drogas que fazia. Alegadamente, a droga confiscada pelas autoridades policiais era revendida por narcotraficantes num esquema que envolvia cúmplices de Calixto, tanto dentro das forças policiais, como nos grupo de “narcos”.

A operação estava a ser preparada há alguns meses, desde o ano passado, e o que acabou por apanhar Calixto e o seu cúmplice foi um microfone escondido no carro que o antigo subchefe da polícia anti-droga usava para ir buscar carregamentos. Segundo as autoridades, Calixto foi gravado a dizer que com o dinheiro que ia conseguir do tráfico ia comprar um iate, ia às Caraíbas para comprar mais 100 mil euros de cocaína e ganhar ainda mais dinheiro.

A droga era recebida através de barcos de carga chegados ao porto de Barcelona através de um intermediário colombiano. O alegado transportador, Carlos Alberto G, já tinha sido preso por narcotráfico. Segundo fontes judiciais, citadas pelo El País, “não é o primeiro nem o último grupo mafioso de narcos e polícias que atuam no porto de Barcelona”. O grupo chefiado por Calixto estaria a planear trazer da Colômbia duas cargas de cocaína, de 1.100 e 600 quilos, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR