McLaren

McLaren lança Senna, desportivo com 800 cv

563

O construtor britânico decidiu homenagear o mítico Ayrton Senna, produzindo um superdesportivo como o brasileiro: focado na pista. Custa 853 mil euros, promete 800 cv e uma eficácia imbatível.

Autor
  • Francisco António

É a mais recente criação da McLaren e o mais recente veículo das chamadas Ultimate Series, com que a marca de superdesportivos britânica tem vindo a brindar os seus fãs. Mas é também uma homenagem ao já desaparecido piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva. Motivo pelo qual será também o modelo do construtor mais vocacionado para pista, ainda que homologado para utilização no dia-a-dia, para o que conta com um 4.0 V8 biturbo, a debitar 800 cv, instalado num carro que pesa apenas 1.198 kg!

Derivação do conhecido modelo 720S, o McLaren Senna é o resultado, segundo o fabricante, de horas intermináveis no túnel de vento, que levaram à adopção de soluções como o lábio inferior à frente, o duplo difusor traseiro e a enorme asa posterior com segmentos activos. Tudo isto numa carroçaria em que a forma obedece à função, procurando não somente minorar a resistência aerodinâmica e melhor refrigerar a mecânica, como ainda assegurar um tão elevado apoio aerodinâmico que, literalmente, cole o Senna ao solo.

Sobre os restantes componentes que caracterizam este novo McLaren, sucessor do P1 – que possuía 916 cv, 737 cv do motor 3.8 V8 e 179 cv do motor eléctrico, com um peso de 1547 kg), destaque para os discos de travão em carbocerâmica, cujo fabrico demora cerca de sete meses cada, e que, uma vez instalados no carro, estão envolvidos por jantes em liga leve que montam pneus Pirelli PZero Trofeo R.

Já no interior do habitáculo e conforme as fotos divulgadas pela marca documentam, um ambiente minimalista, com muitas aplicações em fibra de carbono, embora não abdicando de argumentos como é o caso do sistema de infoentretenimento, câmara traseira, painel de instrumentos idêntico ao do 720S e sistema Hi-Fi. Estando desde já garantido que não haverá dois carros com bancos exactamente iguais, uma vez que estes serão fabricados à medida do respectivo proprietário.

Quanto ao motor, trata-se do mesmo V8 4,0 litros que equipa o modelo que serve de base a este Mclaren Senna, embora com potência aumentada para os 800 cv e um binário fixado nos 800 Nm. Ou seja, mais 80 cv e 30 Nm do que o 720S, face ao qual é também mais leve, já que pesa menos de 1.200 kg. Ou seja, basicamente menos 85 kg que o 720S.

E embora a Mclaren não divulgue, para já, quaisquer dados sobre prestações, fica a promessa de que este Senna terá um “desempenho selvagem”, graças também ao envolvimento do sobrinho de Ayrton Senna, Bruno Senna, no projecto.

A produção do superdesportivo deverá arrancar no terceiro trimestre de 2018, já depois da sua apresentação oficial e mundial no próximo Salão Automóvel de Genebra. Desde já com a garantia de que apenas serão produzidas 500 unidades – todas já com proprietário assegurado!

Logo depois desta homenagem a Ayrton Senna, virá, em 2019, o também já anunciado sucessor do icónico McLaren F1, o três lugares BP23. O qual, apesar da distância a que ainda se encontra, também já tem todas as suas 106 unidades com comprador assegurado.

De salientar que, durante a cerimónia de apresentação do novo e exuberante McLaren Senna no Winter Ball, em Londres, a primeira unidade do superdesportivo foi leiloada por 2 milhões de libras, qualquer coisa como 2,26 milhões de euros. É uma verba elevadíssima, mas quem a pagou não só adquiriu um carro de sonho, destinado a homenagear um dos melhores pilotos de F1 de sempre, como ainda contribuiu para a Ayrton Senna Fundation – cuja finalidade é ajudar as crianças brasileiras –, instituição que beneficiou da totalidade da verba recolhida no leilão.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote no primeiro concurso em Portugal dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site