PSD

Sondagem. Rui Rio volta a bater Santana Lopes

272

Sondagem da Aximage volta a dar vantagem a Rui Rio sobre Santana Lopes na corrida pela liderança do PSD. Ainda assim, nenhum parece capaz de bater António Costa em cenário de legislativas.

HUGO DELGADO/LUSA

Quem é “o melhor para presidente do PSD”? À pergunta da Aximage, 71,9% dos inquiridos escolheram Rui Rio, os restantes preferem Santana Lopes. A pouco mais de um mês para as eleições diretas do PSD, estes são os resultados da sondagem sobre quem poderá suceder a Pedro Passos Coelho na liderança do partido, pode ler-se no Correio da Manhã e no Jornal de Negócios.

Os resultados do inquérito nacional não só dão vantagem a Rui Rio como o distanciam de Santana na avaliação feita no último mês: 71,9% é a percentagem mais elevada desde que os dois se lançaram à liderança do partido, comparando com 67,5% em outubro e 65,8% em novembro.

Apenas 21,8% dos inquiridos encara Santana como o melhor candidato. Mesmo reduzindo o universo aos inquiridos que declararam votar PSD nas últimas eleições, as conclusões são quase iguais: 70,5% preferem Rio como presidente contra 26,8% que escolhem Santana.

Seja qual for o vencedor, contudo, este dificilmente terá hipóteses num confronto direto com António Costa, conclui a mesma sondagem: seria derrotado pelo atual primeiro-ministro em eleições legislativas. Porém, acrescentam, Rui Rio perderia por uma diferença menor do que Santana Lopes enquanto líderes do PSD. Entre os inquiridos, 33% preferia ver Rio à frente do Governo, mas só 20% diz o mesmo em relação a Santana.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Rui Rio

O líder da oposição

Maria João Avillez
112

Se o PSD fizer escolhas mais adequadas à nossa realidade e às suas circunstâncias em vez de alinhar na semi-ficção do país das maravilhas onde garantem que vivemos já estará a ser diferente. E melhor.

Ribeiro e Castro

O apagamento da história e o futuro do CDS

Abel Matos Santos

Agora que o PSD escolheu Rui Rio, defensor da eutanásia, o CDS só poderá afirmar-se e ganhar espaço se deixar o pragmatismo envergonhado que o separa da afirmação plena da razão para o qual foi criado

Debate

Desimportantizar os caraoqueiros

Paulo Tunhas

O pensamento-karaoke funciona como obstáculo a que se procure entender o que se passa à nossa volta. Os caraoqueiros estão-se, de resto, nas tintas. Só querem caraocar mais alto do que os outros.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site