O Gil Vicente vai subir automaticamente à Primeira Liga em 2019/20. A decisão foi apresentada na tarde desta terça-feira através de um comunicado oficial da Liga de Clubes no site oficial e coloca termo a 12 anos de avanços e recuos do famoso “caso Mateus”, avançado que representa agora o Boavista.

Gil Vicente pode estar de volta à I Liga portuguesa de futebol

De acordo com o anúncio, Gil Vicente e Belenenses, representados pelos presidentes da SAD Francisco Dias da Silva e Rui Pedro Soares, assinaram “um princípio de acordo que permite à sociedade desportiva de Barcelos a promoção automática à Liga NOS na época 2019/20”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gil Vicente quer reintegração na I Liga mas não irá paralisar competições

“Trata-se de um acordo histórico que põe fim a um diferendo que durava há 12 anos. A boa vontade de ambas as sociedades desportivas é notória e a Liga Portugal monitorizará todos os passos, de ora em diante, no sentido da resolução definitiva nas várias instâncias. [O entendimento] fechará uma página do passado do nosso futebol e é a prova das capacidades agregadoras da Liga de hoje”, destacou Pedro Proença, presidente da Liga.

Presidente do Gil Vicente promete porcos e cerveja à discrição para festejar a subida

Fica por perceber como será organizado o Campeonato em 2019/20, havendo duas possibilidades: 1) a mais provável, de haver três e não duas equipas a descer de divisão em 2018/19; 2) a menos provável, de haver um alargamento a 18 equipas. Disso dependerá também o número de equipas promovidas à Primeira Liga em 2018/19.