776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente da Raríssimas demite-se: "Talvez seja agora a fase de fazer o luto do meu filho"

Este artigo tem mais de 5 anos

Paula Brito e Costa confirmou ao Expresso que vai sair da Associação que fundou depois das denúncias de gestão danosa. "Esta é uma cabala muito bem feita".

i

MÁRIO CRUZ/LUSA

MÁRIO CRUZ/LUSA

Paula Brito e Costa demitiu-se da Raríssimas, três dias depois da denúncia de práticas de gestão danosa de dinheiros públicos. “A minha presença já está a afetar a instituição e tenho de sair. Esta é uma cabala muito bem feita”, disse ao Expresso. “Deixo à Justiça o que é da Justiça, aos homens o que é dos homens e ao meu país uma das maiores obras, mas mesmo assim vou, saio. Presa só estou às minhas convicções”, completou.

Já em entrevista à RTP, que vai ser emitida na íntegra no próximo Sexta às 9, mas da qual já foram antecipados excertos, Paula Brito e Costa dá mais explicações. “Demiti-me essencialmente para deixar a investigar decorrer dentro dos trâmites legais e com a serenidade que exige este processo. Estamos a falar dos meninos que eu acolhi durante muitos anos”, diz. Acrescenta ainda que se demite pelas crianças, “mas também por mim, pela minha legitimidade, a minha dignidade” e termina com a frase: “Talvez seja agora a fase de fazer o luto do meu filho”. Recorde-se que foi a doença rara de um dos filhos, Marco, já falecido, que levou Paula Brito e Costa a criar a Raríssimas e abrir a Casa dos Marcos em 2013, na Moita.

A presidente, acusada de usar dinheiro da associação em proveito próprio e em luxos pessoais, explicou ainda que estaria a negociar desde segunda-feira de manhã a “suspensão temporária do cargo” com o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva. “Pedi-lhe [ao ministro] a suspensão temporária de funções enquanto estivessem a decorrer as investigações, porque temos 300 meninos por dia na Raríssimas de quem é preciso cuidar. Esta opção foi estudada pelo gabinete, mas não existe a figura da suspensão temporária no quadro das IPSS e, portanto, saio”, explicou ao jornal.

A fundadora e até agora presidente da instituição particular de solidariedade social (IPSS) referiu-se ainda ao inspetor do Ministério do Trabalho, que chegou esta terça-feira à Raríssimas para investigar as denúncias expressas no passado domingo por uma reportagem da TVI: “A minha vontade era sentar-me ali, ao lado, dele e dizer-lhe ‘vá, vamos lá, diga-me fatura a fatura o que é preciso explicar'”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Presidente da Raríssimas acusada de usar subsídios públicos para fazer vida de luxo

Paula Brito e Costa foi alvo de denúncias de gestão danosa da associação que presidia até esta terça-feira depois de uma reportagem emitida pela TVI, no último domingo, ter demonstrado como terá recorrido a fundos da Raríssimas para benefício próprio — dinheiro gasto em roupa de luxo, compras de supermercado e até no uso de um carro topo de gama.

Paula Brito e Costa receberia uma salário base de 3 mil euros mensais, aos quais acresciam 1300 em ajudas de custo, 816,67 euros de um plano poupança-reforma e ainda 1500 euros em deslocações. A esta quantia, que já ultrapassa os 6500 euros, deve ainda ser acrescentado o aluguer de um carro de luxo com o valor mensal de 921,59 euros e compras pessoais que a presidente da Raríssimas faria com o cartão de crédito da associação. Na reportagem, é publicada uma fatura de um vestido de 228 euros; outra que dá conta de 821,92 em compras; e ainda uma terceira que demonstra uma despesa de 364 euros no supermercado, entre os quais 230 dizem respeito a gambas.

As acusações contra Paula Brito da Costa são corroboradas pelo testemunho de vários ex-funcionários da Raríssimas, entre os quais estão dois ex-tesoureiros, uma antiga dirigente e outra pessoa que trabalhou como secretária naquela associação sem fins lucrativos, munidos de vários documentos que dão conta de transações alegadamente ilícitas que terão beneficiado a presidente desta associação sem fins lucrativos dedicada aos cuidados de portadores de doenças pouco comuns. Ao longo dos anos, a Raríssimas recebeu a visita de ministros, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e também da rainha Letícia, de Espanha.

[Veja no vídeo como Paula Brito e Costa fundou a Raríssimas. E a importância do apoio de Maria Cavaco Silva, madrinha da instituição]

[jwplatform Px2BmWIA]

Na página de Facebook, a Raríssimas publicou uma mensagem onde confirma a demissão de Paula Brito e Costa: “Independentemente das eventuais punições jurídicas que, a provarem-se os factos relatados, terão necessariamente que existir, os colaboradores da Raríssimas gostariam desde já de dar uma palavra de conforto aos doentes e respectivos familiares, a razão de ser do nosso trabalho”. Dirigindo-se sempre às famílias apoiadas pela instituição, a mensagem prossegue: “É por acreditarmos nestes meninos e na ajuda que lhes podemos prestar que pautamos o nosso trabalho! Não existe dinheiro algum que possa traduzir os afectos que diariamente com eles trocamos”.

Na mensagem, a Raríssimas confirma que vai continuar de portas abertas e que a Casa dos Marcos e a Linha Rara vão continuar operacionais: “Não podem de forma alguma sair manchadas pelas atitudes menos próprias de uma Presidente”.

Secretário de Estado da Saúde Manuel Delgado demite-se

Na investigação também surgem envolvidos o secretário de Estado da Saúde, que foi consultor da associação recebendo 3 mil euros por mês, e a deputada do PS Sónia Fertuzinhos, que viajou até à Noruega paga pela Associação.

Na sequência da polémica da Raríssimas, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, deixou o cargo. O gabinete do primeiro-ministro já “aceitou o pedido de exoneração” e já foi substituído por Rosa Zorrinho, até aqui presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo.

[A demissão do secretário de Estado depois de a TVI lhe ter perguntado pelas viagens pessoais com a fundadora da Raríssimas e outras quatro consequências do escândalo. Veja no vídeo]

[jwplatform IMpq45mk]

Manuel Delgado foi consultor da Raríssimas entre 2013 e 2014, tendo sido remunerado em 63 mil euros. Não se sabe se Manuel Delgado se demitiu ou se foi demitido, mas a Presidência da República já foi informada da demissão pelo Governo, sabe o Observador.

De acordo com a reportagem já citada, o pagamento de salários a Manuel Delgado chegou a estar atrasado, sendo que o então consultor terá mesmo sido informado de que a associação estava à espera do dinheiro do Fundo de Socorro Social para que pudesse saldar a dívida. E foi quando chegou à Raríssimas um novo subsídio estatal, de 15 mil euros, que o ex-tesoureiro Jorge Nunes enviou um e-mail a Manuel Delgado onde lhe terá dito que ia “rapar o tacho” para lhe pagar o valor em falta.

Viagens com a fundadora da Raríssimas terão levado secretário de Estado a demitir-se

Em sua defesa, o Secretário de Estado da Saúde disse, no domingo, que enquanto consultor na Raríssimas “nunca participou em decisões de financiamento”. E numa reação por escrito ao Observador, Manuel Delgado demarcou-se das denúncias sobre a gestão dos dinheiros feita pela presidente Paula Brito e Costa e afirmou que enquanto consultor da Raríssimas participou na preparação técnica da abertura da Casa dos Marcos, instalação da Raríssimas na Moita, colaborou “na área de organização e serviços de saúde”.

Raríssimas pagou spa a Paula Brito da Costa no Brasil

Uma outra denúncia feita contra Paula Brito da Costa, presidente da associação Raríssimas, terá desaparecido do Instituto da Segurança Social, avançou a TVI. A denúncia tem a data de 12 de janeiro deste ano e relatará uma viagem que Brito da Costa fez com o marido ao Brasil através da Federação das Doenças Raras (FEDRA). Uma ida a um spa no valor de 400 euros e um aluguer de um carro de luxo são algumas das despesas que a associação que cuida de pessoas com doença mentais e raras terá suportado.

Raríssimas pagou spa a Paula Brito da Costa no Brasil

A carta foi enviada por Piedade Líbano Monteiro, então secretária da FEDRA, para a Unidade de Desenvolvimento Social do Instituto da Segurança Social e também para o Instituto Nacional para a Reabilitação, da tutela do Ministério do Trabalho. A missiva foi enviada como correio registado e com aviso de receção.

Defendemos a dignidade e a transparência acima de tudo, principalmente porque somos uma instituição de solidariedade social. De facto, permanece por explicar despesas com viagens e estadia no estrangeiro da presidente da associação Rarissímas e para as quais não me sinto apta para dar parecer favorável”, pode ler-se na carta.

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora