O presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), general Mourato Nunes, anunciou nesta terça-feira, no parlamento, um reforço das ações de auditoria e de fiscalização aos corpos e associações de bombeiros voluntários. “Na persecução de um objetivo de rigor, transparência e isenção que deve pautar a atuação da ANPC, em particular na vertente da concessão de apoios aos corpos de bombeiros e associações humanitárias de bombeiros, será reforçado o número de ações inspetivas às referidas entidades e constantemente promovidas ações de auditoria interna”, disse Mourato Nunes.

O presidente da ANPC, que hoje foi ouvido na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a pedido do CDS-PP, adiantou que “é uma preocupação da presidência” da Proteção Civil “o incremento de ações de auditoria e de fiscalização”. Para tal, sustentou “importa reforçar o número de efetivos qualificados”, uma vez que a ANPC “é afetada por uma carência de recursos humanos, em particular de recursos qualificados”.

Mourato Nunes espera que “este condicionalismo” seja mitigado na definição da nova estrutura orgânica da ANPC e do correspondente mapa de pessoal, que deve estar concluída no final do primeiro trimestre de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR