O candidato à liderança do PSD Rui Rio acusou nesta terça-feira o seu adversário Pedro Santana Lopes de “não saber o que quer”, propondo e dizendo uma “coisa diferente” a cada dia. “Ele não sabe o que quer, está sempre a mudar de posição, assim é impossível, há uma hora atrás estavam fechados dois debates, um na TVI e outro na RTP, agora já mudou de ideias pelos vistos”, afirmou à agência Lusa, à margem de uma visita ao Centro Empresarial da Lionesa, em Leça do Balio, Matosinhos, no distrito do Porto.

Pedro Santana Lopes propôs hoje a realização de três debates televisivos com Rui Rio, o primeiro já na próxima semana, salientando que tal seguiria o mesmo modelo de anteriores diretas. “A um mês da realização das eleições diretas, Pedro Santana Lopes propõe que se realizem três debates nos três canais, por forma a não excluir nenhuma das televisões generalistas. O primeiro poderia realizar-se já na próxima semana, o segundo na semana seguinte – entre o Natal e o Ano Novo – e o último na primeira semana de janeiro”, refere um comunicado da candidatura, que decidiu tornar pública a sua posição “face à dificuldade em chegar a um acordo entre as duas candidaturas quanto à realização de debates”.

Confrontado com esta proposta, Rui Rio salientou que havia um acordo entre ambos para a realização de dois debates que, por opção de Pedro Santana Lopes, seriam feitos na televisão, um na RTP e outro num canal generalista à sua escolha. “Ora faz dois, ora faz três, ora faz quatro, ora faz nas rádios, ora faz aqui, assim, ninguém se entende”, frisou.

E acrescentou: “isto está fechado [dois debates]. Não pode haver uma proposta por dia ou uma proposta dia sim, dia não, estava absolutamente fechado que havia dois debates e, ontem [segunda-feira], ele fechou que o outro, dado o da RTP já estar acordado, seria na TVI, ofereceu-se para fazer na TVI e eu estou de acordo, é isto que eu sei, não sei mais nada”, vincou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR