As sondagens mais recentes da imprensa espanhola relativamente às próximas eleições na Catalunha a 21 de dezembro apontam para um Parlamento sem qualquer maioria clara, com os dois partidos mais votados, a Esquerda Republicana e o Ciudadanos, sem maioria absoluta.

Um Parlamento partido e sem uma maioria aparente, seja do lado dos independentistas ou do lado dos nacionalistas. De acordo com duas sondagens publicadas pela imprensa espanhola esta terça-feira, das eleições de 21 de dezembro nenhuma das fações deverá conseguir assentos suficientes no Parlamento catalão para formar governo. Para ter maioria absoluta no Parlamento catalão,é preciso chegar aos 68 deputados.

O estudo de opinião mais recente foi publicado esta quarta-feira, pelo El Español. Nesta sondagem, o Ciudadanos (21,9%) aparece à frente da ERC (21,5%) em pontos percentuais, mas com uma projeção menor em termos de deputados — 29 a 31 e 30 a 32, respetivamente. Segue-se o Juntos Pela Catalunha (20,6%, 30 a 32), Partido Socialista da Catalunha (14,6%, 19 a 21), Em Comum Podemos (9,1, 10 a 12), Candidatura de Unidade Popular (5,3%, 6 a 8) e em último o Partido Popular da Catalunha (5%, 4 a 6).

Esta sondagem coloca os independentistas aquém do 68 deputados da maioria absoluta, mas também não torna as contas fáceis para os unionistas. Isto porque, entre aqueles que estão a favor da permanência da Catalunha em Espanha, encontra-se o Em Comum Podemos — coligação que engloba, entre outros, o Podemos. Apesar de ser contra a independência, o Em Comum Podemos é contra a aplicação do Artigo 155 na Catalunha — ao contrário do Ciudadanos, PSC e PPC, o que, na altura de somar os votos unionistas, pode levar a desentedimentos incontornáveis no Parlamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta tendência já tinha sido antecipada por duas sondagens publicadas esta terça-feira. Uma delas, publicada pelo El Diario, aponta que a Esquerda Republicana da Catalunha conseguiria 33 deputados, o Ciudadanos 30 deputados, o Juntos Pela Catalunha 25, e o Partido Socialista da Catalunha 22 deputados. A CUP e o PP ficariam com oito deputados.

Se estes fossem os resultados das eleições, nenhum dos blocos – independentista e nacionalista – conseguiria os 68 deputados necessários para a maioria no Parlamento, e assim formar governo.

A sondagem da Infortécnica aponta o Ciudadanos como o partido mais votado, com entre 32 e 34 deputados, e a Esquerda Republicana como o segundo partido, com entre 31 e 32 deputados. Também neste estudo de opinião, qualquer um dos blocos fica aquém dos 68 deputados que lhe dariam maioria no Parlamento catalão e, com ela, a possibilidade de formar governo.

[Artigo atualizado às 10h20 de quarta-feira, de 13 de dezembro, com a sondagem do El Español]