Apresentada há um ano, a Moia é a startup do Grupo Volkswagen destinada a representar os interesses dos alemães no ride sharing, ou boleia partilhada, solução em que a maioria do mercado aposta para o transporte de grandes quantidades de indivíduos de um lado para o outro, dentro das grandes urbes.

Com o objectivo de retirar cerca de um milhão de veículos do centro das grandes cidades, a Moia revelou no TechCrunch Disrupt Berlin o seu meio de transporte, que mais parece uma versão de passageiros do comercial VolkswagenTransporter. Mas mais moderno, luxuoso e eléctrico.

Denominado T6 Multivan, o veículo é capaz de transportar até seis passageiros no seu interior (mais o condutor), sendo que os candidatos a utilizadores apenas têm de pedir o serviço através de uma aplicação, ver onde está o modelo da Moia mais próximo e subir a bordo.

Para já, existe uma frota de 20 unidades do T6 Multivan a funcionar em Hanôver desde Outubro, com o objectivo de lançar uma frota de 200 veículos em Hamburgo, no início de 2018. O T6 Multivan é capaz de percorrer 300 km com uma só carga de bateria (já segundo o ciclo WLTP, o que equivale mais do que isso de acordo com a antiga norma NEDC), oferecendo ainda a possibilidade de recuperar 80% da energia ligado a um posto de carga rápida em apenas 30 minutos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se agora o T6 Multivan é eléctrico, mas com condutor, a Moia pensa já, num futuro tão próximo quanto possível, numa solução autónoma, que poderá muito bem surgir apoiada no I.D. Buzz, o sucessor do célebre ‘Pão de forma’.