Cinema

Cinemas com mais espectadores e receitas até novembro

As salas de cinema portuguesas registaram, este ano, mais espectadores e mais receita de bilheteira do que no mesmo período de 2016.

JENS KALAENE/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

As salas de cinema portuguesas registaram, este ano, mais espectadores e mais receita de bilheteira do que no mesmo período de 2016, isto quando falta ainda contabilizar dezembro, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Com dados contabilizados até novembro, a exibição de cinema no circuito comercial em 2017 rendeu 72 milhões de euros de receita de bilheteira, registando uma subida de 4,4% (mais três milhões de euros) em relação aos mesmos 11 meses de 2016.

Quanto a ocupação de sala, foram contabilizados 13,8 milhões de espectadores, ou seja, mais 3,4% (453 mil espectadores) do que no mesmo período de 2016.

Setembro, outubro e novembro foram os meses com piores resultados, abaixo de um milhão de espectadores, enquanto abril foi o que registou a maior presença de espectadores em sala, com 1,8 milhões de bilhetes emitidos.

Em 2016, a exibição cinematográfica em Portugal registou 14,9 milhões de espectadores e 77,2 milhões de euros de receita de bilheteira.

No ‘ranking’ dos filmes mais vistos este ano em Portugal – e quando falta ainda estrear-se “Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi” – a liderar está “Velocidade furiosa 8”, de F. Gary Gray, estreado em abril, com 787 mil espectadores e 4,3 milhões de euros de receita.

Os dados totais de 2017 só deverão ser divulgados pelo ICA em janeiro de 2018.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site