Coupé desportivo de duas portas fabricado pela italiana De Tomaso, o Pantera caracterizava-se por utilizar motores V8, de origem Ford. E pode estar prestes a regressar à vida, reinterpretado por uma outra empresa italiana, a ARES Design, que resolver recuperar o modelo e fazer um novo desportivo, a que – para já – deu o nome de Project Panther. A companhia especializada no desenho e fabrico de carroçarias de automóveis, assim como na personalização, acaba de mostrar as primeiras imagens oficiais daquele que será o novo Pantera. E que, desta feita, destacar-se-á não pelo facto de contar com um motor americano, mas antes por ter por base os mesmos elementos do igualmente italiano Lamborghini Huracán.

Propriedade do empresário suíço Dany Bahar, que chegou a desempenhar as funções de director-executivo na Lotus, a ARES Design descreve o Project Panther como uma interpretação moderna do De Tomaso Pantera, tendo por base não só o mesmo V10 5,2 litros a gasolina que, com os seus 602 cv de potência, impulsiona o Huracán, como também a mesma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades. E o mesmo sistema de quatro rodas direccionais, sem esquecer o mesmo chassi em alumínio e fibra de carbono… Tudo isto com a promessa de ser um tudo-nada mais rápido!

Mas se a base do futuro Pantera promete ser toda Lamborghini, já quanto à carroçaria o novo superdesportivo italiano anuncia-se diferente de tudo o resto, combinando elementos rétro com puros elementos de modernidade. Como é o caso, por exemplo, da conjugação das luzes diurnas em LED com faróis escamoteáveis, ou de uma pequena entrada de ar frontal, junto ao lábio inferior, com extractores no capot, para ventilar os radiadores, e uma tampa do motor na traseira, em fibra de carbono e, também ela, com extractores para eliminar o ar quente gerado pela mecânica.

10 fotos

Quanto à produção do modelo, o próprio Dany Bahar garantiu já que terá lugar na nova fábrica que a empresa possui, em Modena.

“Arrancámos com a ARES Design há três anos, impulsionados por uma procura incrível em termos de serviços de personalização. Já conseguimos realizar os sonhos de mais de 200 clientes, completando os seus carros com cores únicas, elementos de design para o exterior, trabalho de carroçaria e upgrades de performance”, comenta Bahar. “No entanto, a nossa nova fábrica de Modena permite-nos ir além deste trabalho de personalização, juntando design e tecnologias de engenharia, equipas de artesãos experimentados e especialistas apaixonados, que decidiram juntar-se a nós, vindos dos construtores de superdesportivos sedeados em redor”, completa.

De acordo com a empresa, o superdesportivo está em fase de testes (design, aerodinâmica e colisão), antes de começar a ser entregue aos clientes, durante a segunda metade de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR