A Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) reconheceu Jerusalém Leste como capital oficial da Palestina, considerando a decisão do Presidente Donald Trump em reconhecer Jerusalém como capital de Israel “nula e sem efeito”. A decisão foi tomada esta quarta-feira numa cimeira da OCI.

Jerusalém é e sempre será eternamente a capital do Estado palestiniano. Não haverá paz nem estabilidade na região nem no mundo se assim não for”, disse o presidente palestiniano Mahmud Abbas, durante a cimeira.

Mahmud Abbas disse ainda que seria “inaceitável” que os Estados Unidos fossem o mediador do conflito, “já que são tendenciosos em favor de Israel”. O presidente palestiniano disse ainda que a tentativa de Trump não foi “o negócio do século” mas, em vez disso, “a bofetada do século”.

Os países muçulmanos respondem assim ao Presidente norte-americano Donald Trump que, na semana passada, reconheceu Jerusalém como capital de Israel e anunciou a decisão de alterar a embaixada dos Estados Unidos de Tel Avive para Jerusalém. O Presidente dos Estados Unidos defende que esta decisão pode contribuir para melhorar o processo de paz entre Israel e Palestina porque “não é possível continuar a usar a mesma estratégia falhada e obter resultados diferentes.”

Jerusalém capital de Israel. O gesto de Trump é simbólico ou um barril de pólvora?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR