O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta quarta-feira um relatório que recomenda a passagem à segunda fase das negociações do ‘Brexit’ por se terem realizado “progressos suficientes” na primeira etapa.

Numa resolução aprovada por 556 votos a favor, 62 contra e 68 abstenções, o PE concorda que se “afigura viável passar à segunda fase das negociações” e recomendam que o Conselho Europeu, que se reúne a 27 na quinta-feira, em Bruxelas, adote uma decisão nesse sentido.

A recomendação dos eurodeputados acompanha a da Comissão Europeia, anunciada no dia 8, e depois de Bruxelas e Londres terem concordado sobre o princípio de que não haverá uma fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Os direitos dos cidadãos da União Europeia (UE) que vivem no Reino Unido – e vice-versa — após 29 de março de 2019 (data marcada para o ‘Brexit’) e a fatura da saída foram outros dois temas que marcaram a primeira fase negocial.

Depois do aval do Conselho Europeu a 27 poderá arrancar a segunda fase, sobre as futuras relações comerciais entre o Reino Unido e a UE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR