A Coreia do Norte avisou nesta quinta-feira que vai tomar medidas “auto-defensivas implacáveis” caso o presidente norte-americano Donald Trump decidir avançar com um bloqueio naval ao país.

Se os Estados Unidos e os seus seguidores tentarem provocar um bloqueio naval contra o nosso país, veremos isso como um ato de guerra e vamos responder com medidas auto-defensivas implacáveis, como temos avisado repetidamente”, disse um porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano através da agência de informação KCNA.

O regime de Kim Jong-un considera “um grande e perigoso passo” e um “ato de guerra” a possibilidade de um bloqueio naval à Coreia do Norte . O país acusa a administração Trump de perseguir uma “política de confronto militar” — algo que o regime de Kim Jong-un interpreta como “medo da possibilidade de a Coreia do Norte sair vitoriosa”.

Até ao momento, os Estados Unidos não anunciou que estava a planear um bloqueio naval — uma sanção proposta por Donald Trump em resposta aos últimos lançamentos de mísseis e teste nuclear.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR