A nova embaixada dos Estados Unidos em Londres é um verdadeiro ‘cubo cristalino’ e a mais cara embaixada alguma vez construída. O novo edifício marca um paradigma: se por um lado quer representar ‘abertura’, por outro, tenta defender-se de possíveis ataques.

James Timberlake, o fundador da Kieran Timberlake, empresa de arquitetura que desenhou a estrutura, diz que a ideia foi criar uma embaixada que seja acolhedora e segura, com um desejo de expressar “transparência, abertura e igualdade” contra a necessidade de “filtrar tudo e toda as as coisas e toda a gente que ali entra”.

Semelhante a um museu moderno, em vez de paredes explosivas, o edifício tem plantas, frases inspiradoras da Constituição norte-americana, esculturas e jardins, que representam a flora de várias regiões dos Estados Unidos.

Situada em Nine Elms, junto ao rio Tamisa, no centro de Londres, o novo edifício foi apresentado à imprensa esta quarta-feira pelo embaixador Woody Johnson, e abre portas a 16 de janeiro. De acordo com o Johnson, o edifício custou cerca de 850 mil euros.

Percorra a fotogaleria para ver as imagens do interior da embaixada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR