O Whatsapp é das aplicações de mensagens mais utilizadas nos smartphones com sistema operativo Android e iOS. Prática e eficiente, não deixa de ser uma app com os seus problemas. O principal? O espaço que utiliza com downloads automáticos de todo o tipo de fotografia e vídeos, desde as imagens de recém-nascidos da prima afastada que está no grupo da família, ao meme engraçado que um amigo envia todos os dias. Mas há truques para resolver este problema.

A principal solução passa por utilizar as definições do próprio Whatsapp para gerir os dados de armanezamento. Veja como funciona nos iPhone e nos Android e liberte espaço, muito espaço:

Já está?

Então siga. Nesta opção vai ver todos os grupos e conversas que têm vídeos e fotografias. Carregue nos que ocupam mais espaço e, dentro de cada um, vai ter a hipótese de apagar todas as mensagens, vídeos ou fotografia em cada conversação. Carregue em “gerir mensagens” e apague o que pretender (tem uma seta de “certo” ao lado de cada sub-tópico, assim só apaga as fotografias e vídeos se quiser manter as mensagens).

Atenção: Se quer guardar alguma imagem ou vídeo específico utilize a aplicação que gere as fotografias e faça o upload para Internet (para o Google Drive ou iCloud, por exemplo) ou guarde num computador ao ligar o computador por cabo. Todos os ficheiros são apagados do smartphone e não podem ser recuperados ao utilizar esta opção.

Existem aplicações nas lojas de apps (App Store e Play Store) que permitem fazer o mesmo que esta definição do Whatsapp de forma igualmente simples. Algumas têm a opção de vermos as fotografias previamente a apagarmos, coisa que o Whatsapp não faz. No entanto, se o objetivo é apagar as fotografias uma a uma, a melhor recomendação é fazê-lo através do álbum que é criado na aplicação de fotografias ao instalar a app de troca de mensagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR