A nova geração do Leon, aguardada para 2019, trará novidades não apenas nas dimensões, mas também nos sistemas de propulsão. Nomeadamente, a introdução de uma versão híbrida plug-in, a juntar a dois veículos eléctricos que a Seat pretende lançar, até 2020.

Matthias Rabe, membro do conselho de administração da marca espanhola, confirmou à AutoExpress que o futuro Leon fará parte da “maior ofensiva de produto” já realizada pela Seat.

Tivemos o Ateca, o Arona, a renovação do Ibiza e o facelift do Leon. Mas agora é que as coisas vão realmente acelerar, já que lançaremos seis ou sete novos modelos, só nos próximos três anos. A maior parte deles verdadeiramente novos.”

Leon mais espaçoso… e híbrido

A publicação britânica garante que o próximo Leon manterá como base a já conhecida plataforma MQB disponibilizada pelo Grupo Volkswagen, mas com uma maior distância entre eixos – crescimento que pretenderá oferecer mais espaço nos lugares traseiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto às motorizações, a opção deverá passar por uma oferta já conhecida, da qual deverão fazer parte o 1.0 e 1.5 a gasolina, ou ainda o 1.6 diesel. Motores a que poderá juntar-se alguma da electrónica a estrear no próximo Volkswagen Golf MK8, capaz de permitir, por exemplo, a oferta de uma versão Mild Hybrid, com base num sistema eléctrico de 48V. No entanto, este conjunto motopropulsor só deverá surgir lá mais para a frente, pois antes disso a Seat deverá dar a conhecer uma versão híbrida plug-in, com base na mesma tecnologia do Golf GTE.

Finalmente e no que diz respeito à estética, o próximo Leon deverá manter as linhas gerais conhecidas até aqui, ainda que com algumas alterações na dianteira. Com Matthias Rabe a confirmar que o modelo será alvo de “uma grande evolução [estética], e não uma revolução”.

Qualquer pessoa irá perceber que se trata de um Leon, já que dificilmente poderá ser confundido com outro modelo do segmento. É nisso que temos vindo a trabalhar, em toda a nossa gama, daí que já tenhamos uma identidade clara e consistente, em termos de design”, completou.

Mais eléctricos a caminho

O Leon não será o único modelo a dar a conhecer uma versão eléctrica ou electrificada. Já em 2019, deverá chegar a versão de produção do e-Mii, pequeno citadino eléctrico que está já a ser testado, no seio de uma pequena frota, a circular em Barcelona.

Um ano depois do lançamento do e-Mii, chegará um segundo modelo eléctrico, mas de maiores dimensões, que terá por base a nova plataforma MEB criada para o I.D., o futuro hatchback eléctrico da Volkswagen. Em termos de dimensões, esse segundo eléctrico será comparável ao Leon, adianta o chefe de design da Seat, Alejandro Mesonero. “O eléctrico será um pouco mais alto, devido à colocação das baterias no piso, sendo naturalmente diferente na estética exterior.”