Chocado, mas não surpreendido. É assim que se mostra Steven Spielberg quanto às acusações de assédio sexual contra as celebridades de Hollywood que têm surgido nos últimos meses. O produtor americano afirma que há um longo caminho a percorrer, considerando que este é “um momento significativo”.

Eu fiquei chocado, mas não surpreendido… Porque se tiveres uma visão periférica, vais ver estas coisas pelo canto do teu olho. Não consigo sequer dizer há quantas décadas [isto acontece]”, contou Spielberg numa entrevista à CNN.

Apesar de não se mostrar surpreendido com as acusações que têm assolado o mundo do cinema, o famoso produtor mostrou-se admirado pela forma como as acusações estão a provocar rápidas mudanças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É algo com que temos de lidar nos dias de hoje, e a coragem destas mulheres que estão a avançar [com as denúncias]… Eu nunca vi nada como isto”, disse Spielberg, acrescentando que “as coisas estão a mudar, e estão a mudar mais rapidamente do que eu alguma vez vi as coisas mudar, especialmente nas últimas seis a oito semanas”.

Há pelo menos cinco décadas que Spielberg está na indústria dos filmes, e a sua última produção, “The Post”, que se centra na história de Katharine Graham, antiga editora do jornal The Washington Post, tem sido muito elogiada por abordar as questões dos direitos das mulheres.

Spielberg afirma que “Kay Graham quebrou um importante teto de vidro”, mas no que diz respeito às relações entre homens e mulheres e à forma como “usamos e abusamos” do poder, o produtor considera que há um longo caminho a percorrer — “ainda temos de ir muito longe”.