Dave Brubaker, diretor da equipa de ginástica nacional do Canadá, foi acusado pela polícia de Sarnia de dez crimes sexuais: três de agressão sexual, três de exploração sexual, três de interferência sexual e um de convite ao toque sexual, avança a Associated Press. Brubaker treinou a equipa olímpica canadiana entre 2012 e 2016.

O presidente não executivo da equipa disse em comunicado que “a primeira prioridade da Gymnastics Canada é sempre a segurança dos seus atletas”. “O desporto devia ser um lugar seguro para toda a gente e estamos a trabalhar muito para assegurar que temos as políticas, os procedimentos, a educação e as fontes no lugar, para garantirmos a segurança de todos os participantes”, acrescentou.

Dave Brubaker foi libertado sob o pagamento de uma fiança, mas terá de se apresentar no tribunal em fevereiro. Segundo a Bloomberg, a polícia de Sarnia não quis revelar os pormenores do caso. A London Free Press acrescenta que Brubaker e a mulher treinaram durante mais de 30 anos o clube de ginástica da cidade Sarnia.

É a segunda vez no mês de dezembro que um treinador de ginástica canadiano é acusado de abusos sexuais. Três ex-atletas da equipa de ginástica de Edmonton acusaram o treinador Michel Arsenault de abusos sexuais enquanto ainda eram menores, entre as décadas de 1980 e 1990. Arsenault foi suspenso da ginástica canadiana a 7 de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR