O auditório 1 da Cidade do Futebol, em Oeiras, recebeu esta segunda-feira o sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal, que terá sempre um novo vencedor após a eliminação do Benfica em Vila do Conde. Mafalda Marujo e Hélio Sousa, antigos vencedores da competição por Futebol Benfica e V. Setúbal, foram os convidados e não demoraram a tirar os nomes de Sporting e FC Porto, que jogarão fora com Cova da Piedade e Moreirense. Em caso de triunfo, haverá clássico nas meias-finais, com a primeira mão a ser jogada no Dragão.

Nos outros encontros, o vencedor do Caldas-Académica (dia 30 de dezembro) recebe o Farense, enquanto o Rio Ave volta a jogar em casa, desta feita com o Desp. Aves. Os quartos-de-final realizam-se entre 9 e 11 de janeiro, ao passo que as meias-finais serão entre 27 de fevereiro e 1 de março (primeira mão) e 17 e 19 de abril (segunda mão).

Em termos históricos, os leões vão defrontar pela terceira vez o Cova da Piedade na Taça de Portugal, tendo um registo 100% vitorioso sempre em eliminatórias mais precoces da prova: em 1961, vitória fora por 5-2 e triunfo caseiro por 5-1; no ano seguinte, goleada em Alvalade por 9-0 e vitória como visitante por 2-1. O conjunto de Almada ocupa atualmente o 12.º lugar da Segunda Liga, com seis vitórias, três empates e oito derrotas em 17 jogos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o FC Porto cruzou apenas uma vez com o Moreirense na prova rainha do futebol nacional, vencendo por 1-0 na quarta eliminatória de 2010/11 com um golo de Falcao a cerca de 15 minutos do final. O conjunto de Moreira de Cónegos ocupa nesta altura o último lugar da Primeira Liga com apenas uma vitória e cinco empates nas 14 partidas realizadas.

Os jogos dos quartos-de-final (entre 9 e 11 de janeiro) serão então os seguintes:

* Jogo 1: Cova da Piedade (SL)-Sporting (PL)
* Jogo 2: Moreirense (PL)-FC Porto (PL)
* Jogo 3: Caldas/Académica (CP/SL)-Farense (CP)
* Jogo 4: Rio Ave (PL)-Desp. Aves (PL)

Em paralelo, realizou-se o emparelhamento das meias-finais, que poderá ter um clássico FC Porto-Sporting, com a primeira mão a ser jogada no Dragão (entre 27 de fevereiro e 1 de março, com o segundo jogo marcado para 17 a 19 de abril). Os cruzamentos serão os seguintes:

* Vencedor do jogo 4-Vencedor do jogo 3
* Vencedor do jogo 2-Vencedor do jogo 1