As aparências iludem. Por isso, daqui uns tempos, quando vir um Arteon ao seu lado, parado no semáforo, nada de fazer despiques quando cair o verde, porque sabe-se lá o que estará debaixo do capot… Esta dica não surge de ânimo leve: é que um porta-voz da marca alemã confirmou que a Volkswagen está a desenvolver uma variante R para o Arteon. Agora imagine uma berlina nascida a pensar em executivos – daqueles que nunca se atrasam – com um novo motor VR6 de 3.0 litros e 410 cv, 4Motion com tracção integral e transmissão automática DSG (a única associável a este bloco). Pois, é isso mesmo que poderemos esperar. E não num futuro tão distante quanto isso.

Novo Arteon é oficial. Chega em Junho

Em declarações à Car Throttle, Martin Hube confirmou não só que o Arteon R está a caminho, como ousou posicioná-lo como um adversário do Porsche Panamera. O porta-voz da Vokswagen AG adiantou que o novo Arteon R vai valer-se de um novo bloco de seis cilindros sobrealimentado, com 3 litros, capaz de debitar cerca de 410 cv. mecânica esta que vai ser complementada com o sistema e tracção integral 4Motion e que estará exclusivamente associada a uma caixa automática de dupla embraiagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as virtudes deste R, Hube destaca o comportamento deste Arteon e a sua apetência para a sobreviragem, tanto mais que usufrui da mais recente versão da embraiagem multidisco Haldex, que desloca a potência para as rodas traseiras e que promete assegurar algumas atravessadelas e muito gozo, o que prenuncia uma condução mais “divertida”.

Agora os preços. Novo Arteon a partir 43.286€

Ainda não há data de chegada para esta versão, mas uma vez que o Arteon já está a ser comercializado entre nós, não será de espantar se esta variante mais assanhada vier a surgir dentro dos próximos dois anos.