O ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social angolano defendeu esta terça-feira a criação de parcerias internacionais, antecedida de medidas que vão facilitar o processo, como a simplificação na emissão de vistos, para a atração de mais turistas.

Manuel Nunes Júnior fez a abertura da 1ª reunião ordinária da Comissão Multissetorial da Hotelaria e Turismo, na qual participaram os titulares das pastas da Cultura, Ambiente, Juventude e Desportos, Agricultura, Interior, Finanças, Relações Exteriores, Saúde, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Comércio, Comunicação Social, Transportes e Energia e Águas.

O governante angolano referiu ainda que a necessidade de se proceder ao mapeamento, cadastramento e organização dos recursos turísticos existentes em Angola, bem como segmentar os mercados emissores de turistas e categorizar os produtos turísticos angolanos.

Para Manuel Nunes Júnior, deve-se dar continuidade aos projetos de implementação dos polos turísticos de Cabo Ledo e Calandula e elaborar uma estratégia de promoção internacional do projeto KAZA Okavango-Zambeze.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesse sentido, ao Estado cabe a tarefa de criar condições institucionais, macroeconómicas e de segurança, para que a indústria turística arranque, contando para o efeito com o apoio do setor privado, associações de especialidade e operadores turísticos.

Segundo o ministro de Estado, é importante que a comissão multissetorial se reúna com a periodicidade desejada e que trace um programa concreto de atração de turistas para o país, para que o número de turistas acompanhe os investimentos que forem sendo feitos no setor.

“Este é o desafio que lanço ao concluir esta minha intervenção, esperando resultados que indiciem um firme compromisso com a arrecadação de receitas e criação de empregos e cada vez maior mobilização do investimento privado nacional e estrangeiro para o setor turístico”, considerou.