A capital britânica é uma das que possui das maiores concentrações de superdesportivos por metro quadrado, daqueles em que se você conduzir um com menos de 1.000 cv faz figura de pobrezinho. Nas mãos de árabes, pelo menos na maioria das vezes, os supercarros passeiam-se pelas ruas mais movimentadas de Londres, deixando toda a gente boquiaberta com as suas carroçarias esguias e motores roucos e possantes. Mas o que mais impressiona quem os vê passar é preço de milhões, bem como a promessa de velocidades máximas de fazer cortar a respiração.

Contudo, mesmo o mais rápido e veloz dos superdesportivos, com mais de um milhar de cavalos, tem dificuldade em deixar para trás um veículo com apenas um cavalo. E não, não estamos a chamar nomes feios ao ciclista, que pedala que nem um perdido, mas sim porque, na melhor das hipóteses, um ciclista profissional aplica na bicicleta uma potência de 300 W, ou seja cerca de 0,4 cavalos. Se atingisse 1 cv era um feito notável, dificilmente atingível mesmo para um ciclista “pró” numa prova de sprint muito curta.

O youtuber richnwilliams é uma mistura de car spotter e paparazzo. Persegue de bicicleta a malta dos carros de sonho como forma de vida, mais não seja porque não tem um superdesportivo idêntico aos das suas vítimas para segui-las, ou talvez porque conhece demasiadamente bem a realidade do trânsito londrino, que varia entre o lento e o parado nas horas de ponta. Recorre à sua ‘bicla’ e ao 0,4 cv que consegue gerar, pedalando, para andar andar ao lado de carros com mais de 1.000 cv. E a verdade é que raramente lhe conseguem fugir. Isto significa que tanto a bicicleta como o superdesportivo não conseguem passar dos 30 km/h no centro da capital inglesa. E a prova é que tanto o Bugatti Chiron, de 1.500 cv, como o Pagani Huayra, de 750 cv, não conseguiram suplantar as pernas do youtuber, nem escapar à sua câmara de vídeo. E se tem dúvidas, veja aqui a prova que, em Londres, 0,4 cv é igual a 750 cv e, por sua vez, igual a 1.500 cv, pelo menos no que à velocidade diz respeito.

[jwplatform snyP9LW7]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR