A teoria da conspiração já existe há algum tempo: a Apple, quando lança novos modelos e versões de sistemas operativos, faz com que os iPhones antigos fiquem mais lentos. “Obsolescência programada” é o termo técnico para esta medida nada amiga do ambiente (e das carteiras dos consumidores). Esta quinta-feira, o The Guardian divulga um estudo da Primate Labs, detentora do software de benchmark Geekbench (que mede a eficácia de processadores), onde se demonstra que os iPhone 6s e os iPhone 7 com uma versão do sistema operativo mais recente Apple ficam mais lentos – propositadamente.

John Poole, da Primate Labs, fez vários testes com várias versões do iOS. A versão 10.2, a mais antiga, teve os resultados expectáveis no iPhone 6S. Foi ao fazer o mesmo teste com a atualização, o 10.1, que saiu em janeiro de 2017, que notou que o smartphone ficava mais lento. Com uma das atualizações mais recentes, a 11.2, os resultados são ainda mais claros. Com esta última atualização, Poole reparou que o iPhone 7 também tinha resultados piores (mas não tinha nas versões 10.2 e 10.2.1).

No estudo, Poole afirma: “enquanto esperamos que as capacidade das baterias piore com o tempo, não temos as mesmas expectativas quanto aos processadores”. O informático continua: “utilizadores com iPhones mais antigos disseram que mudar a bateria melhora o resultado em testes do iPhone”. O que este estudo revela é que, mesmo mudando a bateria de um iPhone 6s ou 7, “a Apple introduziu no sistema uma mudança para limitar a performance quando a capacidade da bateria piora”, diz Poole.

A solução poderá estar em alterar completamente a bateria do equipamento quando se nota este erro. Sendo o iPhone — como maior parte dos smartphones disponíveis no mercado — um equipamento fechado, mudar a bateria não é algo simples, optando vários utilizadores por substituir o telefone. Poole afirma que a Apple ao reduzir a eficácia do processador propositadamente com o piorar das condições da bateria está “a convencer o utilizadores a trocar de equipamento, em vez de trocarem só a bateria”.

O problema foi encontrado graças a uma discussão de utilizadores do Reddit, que reportavam este erro no iPhone 6S. Segundo o utilizador que criou o tópico no fórum, a Apple torna o iPhone 6s mais lento com o degradar da bateria para “garantir que tem carga para um dia”. O utilizador TeckFire continua a dizer “isto significa que um telemóvel parece que fica lento por nenhuma razão aparente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR