A GNR apreendeu, entre 18 e 20 de dezembro, 5,6 quilos de meixão, no rio Mondego, na zona de Vila Verde e Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, e no rio Alcoa, próximo da Nazaré, Leiria.

As apreensões foram efetuadas através da Unidade de Controlo Costeiro e do Comando Territorial de Coimbra, no decorrer de “ações de fiscalização, que têm como finalidade a prevenção da atividade de captura e detenção de meixão”, refere uma nota da GNR, divulgada esta quarta-feira.

O meixão (designação pela qual normalmente é identificada a enguia bebé) é “uma espécie protegida, que carece de um certificado de acompanhamento CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção), sendo proibida a sua captura”, sublinha a GNR.

Destas ações resultou ainda a apreensão de cinco redes de pesca, denominadas de “mosquiteiras”, por possuírem uma malha muito fina, e uma viatura, acrescenta a GNR. O meixão apreendido, no “valor presumível de 2.900 euros”, foi devolvido ao seu habitat natural, por ainda se encontrar vivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR