789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Corrida ao multibanco por Santana e Rio: 20 mil pagaram quotas no último dia

Este artigo tem mais de 5 anos

PSD revela que existem mais de 70 mil militantes com as quotas pagas, quando na sexta-feira eram apenas cerca de 50 mil. Entraram assim pelo menos 240 mil euros nas contas no último dia.

i

HUGO DELGADO/LUSA

HUGO DELGADO/LUSA

Os sociais-democratas fizeram uma verdadeira corrida ao multibanco para votar em Rui Rio e em Santana Lopes nas eleições internas. Cerca de 20 mil militantes do PSD pagaram as quotas num só dia, a última sexta-feira, de forma a terem capacidade eleitoral nas diretas de 13 de janeiro. Isto significa que entraram nos cofres do partido, à última hora, no mínimo 240 mil euros em quotas (que valem 12 euros anuais). Em comunicado e na newsletter diária, o PSD anunciou esta quarta-feira que nos cadernos eleitorais vão constar 70 385 militantes ativos com quotas pagas, quando na sexta-feira, sabe o Observador, rondavam os 50 mil.

PSD. Eleições não entusiasmam o partido: é o menor número de militantes desde que há diretas

Muitas destas quotas foram pagas por caciques que guardaram para o último dia o pagamento de quotas, de forma a não revelarem os trunfos que têm na mão aos adversários (que conseguiriam perceber, pelo pagamento de quotas por concelhia, se ganharam ou perderam força). Ao que o Observador apurou houve centenas de telefonemas para a sede a solicitar referências de multibanco de militantes de forma a que fosse possível pagar as quotas. Pelos próprios militantes e não só (por telefone não é possível verificar quem é a pessoa do outro lado da linha e os serviços, por uma questão de simplificação dos processos, cediam a referência de multibanco mediante a informação do número de militante e a secção).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com os dados distribuídos pelo PSD, a maior distrital do país continua a ser o Porto, com 13 132 militantes, seguindo-se Lisboa (Área Metropolitana) com 10 765 militantes. Ambas as distritais são presididas por apoiantes de Santana Lopes (Bragança Fernandes, no Porto, e Pedro Pinto, em Lisboa), mas as estruturas estão dividas entre os dois candidatos, não sendo claro quem está em vantagem neste momento. A terceira maior distrital é Braga — em que o líder não assumiu um apoio a nenhum candidato — com 7830, seguido muito próximo por Aveiro (com 7683 militantes), que é presidida por um apoiante de Rui Rio (Salvador Malheiro), mas igualmente dividida. A distrital mais pequena é a de Évora com 641 militantes.

De acordo com estes dados, o Congresso terá um total de 960 delegados: 750 delegados são distribuídos pelo Continente, Regiões Autónomas e comunidades portuguesas. De acordo com os estatutos, são atribuídos 18 delegados ao círculo das comunidades portuguesas, 30 à Região Autónoma dos Açores, 30 à Região Autónoma da Madeira e um delegado a cada secção do Continente com mais de 40 militantes inscritos ou com órgãos eleitos. Os restantes delegados, explica o PSD na sua newletter, “são distribuídos pelas secções do Continente rateados proporcionalmente pelos militantes ativos com quotas pagas”. A JSD, os ASD e os TSD elegem 70 delegados cada e são rateados de acordo com os regulamentos de cada uma destas estruturas.

Estas são as terceiras diretas mais participadas de sempre. A nível de militantes inscritos as eleições de 13 de janeiro só são batidas em dois momentos:

  • Nas diretas de 2008, ganhas por Manuela Ferreira Leite contra Passos Coelho e Santana Lopes, o número de militantes atingiu os 77 mil (votaram só 45 mil);
  • Nas diretas de 2010, quando Pedro Passos Coelho conquistou a liderança do partido e derrotou Paulo Rangel e José Pedro Aguiar-Branco, o universo eleitoral foi de 78 mil filiados (mas votaram apenas 51 mil).

As eleições que opõe Rio a Santana vão bater o número de inscritos das que opuseram Menezes e Mendes. Em 2007, no primeiro ano em que houve diretas no PSD, Luís Filipe Menezes venceu Luís Marques Mendes, numa eleição em que estavam inscritos 63 mil militantes (dos quais apenas votaram 39 mil).

O PSD não faz nenhuma referência a este aumento fugaz de militantes com capacidade eleitoral na sua newsletter, referindo apenas que “PSD mobiliza-se para a eleição do líder”. As eleições diretas no PSD decorrem a 13 de janeiro e o Congresso entre 16 e 18 de fevereiro, no Centro de Congressos de Lisboa, em Belém.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora