A experiência Netflix é altamente personalizada. Tanto que o serviço de streaming usa um algoritmo baseado em dados de hábitos de visualização do utilizador para saber aquilo em que está mais interessado, criando géneros específicos e recomendando de maneira exata aquilo de que a pessoa costuma gostar.

O algoritmo da Netflix, aliado às especificidades de gosto de cada um dos utilizadores, origina alguns géneros — ou melhor, subgéneros — bastante particulares, dos quais provavelmente nunca ouviu falar (ou sequer imaginou que existissem) e que, por isso, acabam por ser um ‘segredo’ da plataforma.

Gostava de ver filmes ou séries de educação e orientação agradáveis protagonizadas pelos Marretas? Pois bem, a categoria “Feel-good Education and Guidance starring Muppets” é aquilo de que está à procura. Se gosta de se rir, aprecia filmes sobre crime e sente uma grande saudade dos anos 70, a Netflix tem o subgénero “Goofy Crime Comedies from the 1970s”, algo como ‘comédias criminais tontas dos anos 70’, para si. Se por alguma razão quiser ver dramas cerebrais dos anos 60 falados em francês não se preocupe: a categoria “Cerebral French-Language Dramas From the 1960s” existe e está ao seu dispor.

As notícias sobre a morte da televisão são manifestamente exageradas? Talvez não

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O problema de todos estes sub e microgéneros, que em 2014, segundo o The Atlantic, eram quase 80 mil, é chegar até eles. A não ser que os seus hábitos de visualização façam com que a plataforma os sugira, encontrá-los é difícil ou praticamente impossível. Mas há uma forma.

Todos os géneros e subgéneros têm um código atribuído, e é com ele que vai conseguir chegar aos géneros e filmes mais secretos e obscuros. Para o fazer, basta introduzir o link www.netflix.com/browse/genre/ e, a seguir a ‘genre/’, introduzir o código do género ou subgénero que quer ver. Usando novamente os Marretas como exemplo: caso queira ver um filme ou série da categoria de que falámos acima, basta introduzir o código ‘4669’ conforme descrito.

Para aceder aos códigos em questão pode aceder a esta lista ou a este localizador que tem catalogados mais de 27 mil filmes de géneros específicos. Em ambas as listas as categorias têm hiperligações que o direcionam para o género na sua conta da Netflix.

Reed Hastings perdeu um VHS, pagou a multa e fundou o Netflix. Foi há 20 anos