O histórico presidente não executivo da Google, Eric Schmidt, afastou-se da liderança da tecnológica, segundo o comunicado de imprensa que a própria Alphabet (empresa mãe da Google) emitiu esta sexta-feira. Schmit foi presidente da Google durante dez anos. Saiu em 2011 e ficou apenas como chairman (presidente não executivo).

Eric Schmidt vai manter-se como consultor técnico da empresa, para apoiar o desenvolvimento de projetos tecnológicos e científicos. O novo presidente não executivo da Alphabet só deverá ser anunciado no próximo ano.

“Desde 2001 que o Eric nos tem vindo a brindar com a sua experiência nos negócios e em engeharia e com a sua visão clara sob o futuro da tecnologia. Para continuar com os seus 17 anos de serviço à empresa, agora vai passar a ajudar-nos como consultor técnico, em matérias relacionadas com ciência e tecnologia. Estou incrivelmente entusiasmado com o progresso que as nossas empresas estão a fazer e com os líderes fortes que estão a orientar essa inovação”, escreveu Larry Page, fundador e presidente da Alphabet no comunicado de imprensa.

Com um papel crucial na transição da Google para a Alphabet (empresa que agrega as várias empresas do grupo), Schmidt ajudou a transformar o projeto lançado por Larry Page e Sergey Brin (enquanto eram estudantes universitários) em 1998 num negócio líder online. Aos 62 anos, o ex-presidente não executivo da Google tem uma fortuna pessoal avaliada em mais de 13 mil milhões de dólares. Tem também uma fundação focada em causas ambientais e tecnologia energética.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR