Facebook

Facebook faz parceria com a Universal e entra no negócio da música

O Facebook fez uma parceria com a Universal Music Group que permite aos utilizadores da rede social utilizarem canções dos artistas da Universal em vídeos, sem violarem os direitos de autor.

O Facebook terá começado a negociar esta parceria com a Universal em 2015

RITCHIE B. TONGO/EPA

O Facebook fez uma parceria com a Universal Music Group (UMG) para permitir que os utilizadores façam upload de canções dos artistas da UMG nos vídeos que partilhem na rede social e no Instagram (que também pertence à empresa liderada por Mark Zuckerberg), explica a publicação tecnológica The Verge. Até aqui, se o fizessem, teriam de as remover por violação de direitos de autor.

A parceria visa ajudar a resolver este problema e parece ser apenas o primeiro passo que a rede social dá para entrar no negócio da música. A ideia é introduzir “produtos baseados em música nas plataformas que detém. Além do Facebook, a empresa detém o WhatsApp e o Instagram. O The Verge avança que o Facebook também já estabeleceu contactos com a Warner Music Group e com a Sony Music Group.

O Facebook terá começado a negociar esta parceria com a Universal em 2015. Na altura, fonte da rede social liderada por Mark Zuckerberg disse à The Verge que não queria apostar no negócio da música seguindo a opção mais tradicional — lançando um serviço de streaming. A partir daí, a empresa tem estado concentrada em resolver os problemas de violação dos direitos de autor.

Em agosto, o Facebook lançou um novo canal de vídeo, o Watch, uma plataforma de pesquisa de vídeos como o YouTube que, além de ter conteúdos próprios, também transmite jogos desportivos em direto, como os da principal competição de baseball dos EUA, a Major League Baseball, explica o site de informação tecnológica Recode.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: apimentel@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site