O presidente da Palestina e da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, afirmou esta sexta-feira que não irá continuar a aceitar que os Estados Unidos atuem como mediadores no processo de paz entre Israel e Palestina, na sequência da decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e de mudar a embaixada para aquela cidade.

“Os Estados Unidos provaram ser um mediador desonesto no processo de paz. (…) Não aceitaremos qualquer plano proposto pelos Estados Unidos”, afirmou Mahmoud Abbas, durante uma conferência de imprensa com o Presidente francês Emmanuel Macron, numa visita do líder palestiniano a Paris.

Mahmoud Abbas instou então a União Europeia a assumir o papel que consideram que foi deixado vago pelos Estados Unidos, dizendo que tem confiança no presidente francês.

“Temos confiança em si. Respeitamos os esforços que tem feito e contamos profundamente nos seus esforços”, disse.

Emmanuel Macron também usou a ocasião para criticar a decisão do presidente dos Estados Unidos. “Os norte-americanos marginalizaram-se e eu estou a tentar não fazer o mesmo… Eu não aprovo a decisão de Trump relativa a Jerusalém”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR