Um palestiniano foi esta sexta-feira morto a tiro por soldados israelitas na faixa de Gaza durante manifestações de protesto contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel, indicou o Ministério da Saúde do governo de Gaza.

Zakaria al-Kafarneh, 24 anos, foi atingido no peito, perto de Jabaliya, no norte da faixa de Gaza, em confrontos ao longo da barreira que separa Israel do enclave palestiniano, precisou o ministério.

Trata-se do nono palestiniano morto nas violências provocadas pela decisão norte-americana anunciada a 6 de dezembro.

Segundo a mesma fonte, seis palestinianos foram feridos por balas reais durante concentrações nas quais participaram centenas de pessoas em diferentes pontos da referida barreira. Um dos feridos está em estado grave.

O movimento radical islâmico Hamas, que governa o território sob bloqueio, tinha apelado a uma nova jornada de protesto após as orações desta sexta-feira.

A decisão unilateral do Presidente Donald Trump de “voltar as costas” a decénios de diplomacia norte-americana e internacional provocou manifestações e confrontos quase diários nos territórios palestinianos, que causaram centenas de feridos e levaram a dezenas de detenções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR