Todos sabemos o que é ouvir o despertador tocar mas não conseguir reagir. Há até quem coloque mais do que um despertador na tentativa de não ficar na cama até horas tardias. Acordar torna-se, muitas vezes, um grande pesadelo para aqueles que têm de o fazer cedo, mas agora há um remédio para este problema.

Ter dificuldade em levantar-se, de manhã, pode significar que o descanso não foi suficiente. Assim, o estudo Time to wake up: reactive countermeasures to sleep inertia, dá algumas dicas para que acordar seja mais fácil (para além dos habituais cafés).

Segundo o jornal El Español, não se sabe ao certo o que ocorre no cérebro quando acordamos ou adormecemos, o que se sabe é que é uma transação gradual. Durante o sono, a maior parte das pessoas pensa que está num estado de inconsciência, mas o que acontece é que há fases mais profundas do sono e outras mais leves (que não devem ser interrompidas).

Abrir as persianas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A luz é um fator importante na hora de levantar. Ainda que tenhamos dificuldade em abrir os olhos, a verdade é que a primeira luz que devemos ver é a natural. Por esta razão, e porque a luz, utilizada nos momentos-chave, pode alterar os padrões de sono, abrir as persianas deve ser um hábito logo pela manhã.

Meter a música favorita a dar

A música tem um efeito de despertador no cérebro, reduzindo a inércia do sono. Ao contrário dos ruídos e dos sons de baixa frequência, o som ambiente suave e constante pode melhorar a capacidade para acordar.

Tomar um duche pela manhã

Há alguns hábitos tradicionais que realmente fazem sentido, como é o caso de refrescar a cara com água. A estratégia funciona, mas apenas por algum tempo. Os investigadores dizem que o melhor é tomar um duche, para ativar todo o corpo e não só o rosto. Assim, todo o corpo fica à mesma temperatura.

Acordar sem o auxilio de um despertador

Os investigadores afirmam que devemos deixar de lado os despertadores e confiar na nossa capacidade para despertar por nós próprios. O objetivo é não interromper os ciclos do sono.

Refrescar as extremidades

Quando adormecemos há a temperatura corporal diminui. Como consequência, os braços e as pernas aquecem para contrariar este fator. Alguns estudos encontram uma relação entre a sonolência e a diminuição da temperatura. Assim, os autores deste estudo sugerem que devemos arrefecer os pés e as mãos para despertar.