O banco central de Israel está a estudar a possibilidade de emitir a sua própria criptomoeda com o objetivo de ter um sistema de pagamentos mais rápido e de reduzir a quantidade de notas e moedas na economia, avança a agência Reuters citando uma fonte do Banco de Israel, no que seria uma decisão sem precedentes da parte de um banco central.

A decisão ainda não está tomada, mas o próprio governo israelita está a par dos planos e estará pronto para apoiar a iniciativa, legislando sobre o tema e colocando-o no orçamento israelita para 2019, acrescenta a mesma fonte.

A moeda seria centralizada, segura e cumpriria as regras estabelecidas contra o branqueamento de capitais, diz a mesma fonte, ao contrário do que acontece com as moedas digitais que existem atualmente, que funcionam de forma descentralizada e cujo valor acaba por sofrer oscilações profundas na sua valorização. Exemplo disso tem sido a valorização da Bitcoin nas últimas semanas.

“Bancos centrais por todo o mundo estão a analisar (o uso de moedas digitais) por isso nós também o devemos fazer”, adianta a mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR