O ativista russo e opositor do regime russo, Alexey Navalny, foi oficialmente barrado de correr contra Vladimir Putin nas eleições presidenciais de março do próximo ano pela comissão de eleições russa, citando uma condenação antiga por desvio de fundos.

Alexey Navalny entregou a sua candidatura este domingo, tendo o apoio necessário para o fazer, mas já consciente de que esta antiga condenação, que diz ter contornos políticos, poderia ser usada contra si.

Um dia depois da apresentação da candidatura, a Comissão Central de Eleições da Rússia anunciou que esta foi rejeitada, precisamente devido a essa condenação, de acordo com a imprensa russa. Navalny foi condenado em 2013 por desvio de fundos da empresa madeireira estatal Kirovles — uma condenação que o próprio e os seus apoiantes consideram ser politicalemente motivada.

Em reação à proibição de concorrer às presidenciais, Navalny reagiu pedindo aos eleitores que boicotem a ida às urnas. “Este processo não é uma eleição”, disse, sublinhando que “apenas Putin e os candidatos escolhidos pessoalmente por ele — aqueles que não representam qualquer ameaça — concorrem”. De acordo com a BBC, candidato barrado disse ainda que iria recorrer da decisão para o Tribunal Constitucional e que apresentaria as 500 assinaturas recolhidas para poder concorrer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR