Entrada com o pé direito no Boxing Day. Com o pé direito, com o pé esquerdo e com a cabeça, pelo menos para o avançado Harry Kane: num dos dias mais aguardados pelos amantes do futebol, a jornada da Premier League começou com uma goleada do Tottenham frente ao Southampton por 5-2, em Wembley, tendo o internacional inglês como principal destaque: bateu um recorde de Inglaterra com o primeiro golo, chegou a melhor da Europa com o segundo golo e criou um novo registo no Campeonato com o terceiro golo.

Aos 22′, no seguimento de um livre lateral, Kane conseguiu deixar a sua primeira marca no encontro, batendo o recorde de 36 golos num ano civil que pertencia ao antigo goleador de Blackburn e Newcastle, Alan Shearer, e datava de 1995, quando os Rovers conseguiram sagrar-se campeões de forma surpreendente com uma equipa que contava também com Ian Pearce, Le Saux, Kevin Gallacher, Richard Witschge ou Chris Sutton.

A seis minutos do intervalo, o avançado bisou e chegou ao topo da Europa: foi então o seu 55.º golo de 2017 entre clube e seleção, ultrapassando os 54 de Messi e distanciando-se um pouco mais de um trio com 53: Cristiano Ronaldo, Edison Cavani e Robert Lewandowski. Um feito conseguido em 52 jogos oficiais disputados este ano, menos 12 do que o argentino do Barcelona, por exemplo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A meio da segunda parte, aos 67′, Harry Kane completou o hat-trick (segundo em quatro dias) e tornou-se apenas o sexto jogador a alcançar o feito num Boxing Day, o primeiro desde Gareth Bale em 2012 (os outros foram Thierry Henry, Kevin Phillips, Robbie Fowler e Dimitar Berbatov). Foi também a oitava vez que o avançado inglês atingiu a marca em 2017, sexta apenas em encontros da Premier League – mais uma marca que nenhum jogador tinha alcançado em termos de ano civil.

Se a nível individual Harry Kane “limpou” tudo o que poderia conseguir, o jogo em si ficou muito perto de igualar, pelo menos, outro recorde: os sete golos apontados ao início da tarde (já agora, os outros foram de Dele Alli e Heung-Min Son para o Tottenham e de Boufal e Dusan Tadic para o Southampton) ficaram no segundo lugar como as partidas mais produtivas no Boxing Day, atrás do empate a quatro entre Chelsea e Aston Villa (2007).