Pelo menos dez pessoas morreram e 30 ficaram feridas esta terça-feira num bombardeamento da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita contra um mercado popular na província de Taiz, sudeste do Iémen, referiram fontes médicas à agência noticiosa Efe.

Os mesmos responsáveis admitiram o aumento do número de vítimas devido à violência do ataque que atingiu este mercado situado no município de Al Taaziya, cerca de 250 quilómetros a sudoeste da capital Sanaa, e quando prosseguia a identificação das vítimas.

Na segunda-feira, 32 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram mortas em bombardeamentos da coligação militar dirigida pelos sauditas nos arredores de Sanaa, e nas províncias de Al Hudeida (oeste) e Damar (centro).

Em 26 de março de 2015, nove países dirigidos pela Arábia Saudita desencadearam neste país, o mais pobre do Médio Oriente, a operação “Tempestade Decisiva” para combater a rebelião dos ‘Houthis’ e em apoio às forças leais ao presidente Abdrabbuh Mansour Hadi. Desde então a guerra intensificou-se, com a entrada em cena da Al-Qaida e do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), e um conflito por procuração entre os ‘Houthis’, apoiados pelo Irão, e a Arábia Saudita. Até ao momento contabilizam-se cerca de 10 mil mortos.

As tensões agravaram-se recentemente após os ‘Houthis’ terem morto o seu principal aliado, o antigo Presidente Ali Abdallah Saleh, devido a divergências relacionadas com a evolução do conflito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR