A polémica estalou em Espanha esta terça-feira. Tudo por causa da (pobre) consoada dos polícias destacados na Catalunha desde outubro e que motivou revolta, desagrado e queixas dos sindicatos policiais e da população em geral. Dois croquetes, massa, um mexilhão e bacalhau frito: era esta a ementa denunciada pelas fotografias partilhadas milhares de vezes nas redes sociais – e que deu origem a uma investigação da própria tutela para apurar o que tinha acontecido.

Catalunha. A consoada dos polícias espanhóis que está a causar polémica

Mas, ao que parece, a consoada não foi exatamente como os polícias a apresentaram. O El Confidencial teve acesso a outras fotografias – que alegam ser as originais – onde é possível ver marisco, enchidos, queijo e cerveja. O jornal espanhol revela ainda que esta imagem é uma das que foi partilhada no Twitter e no Facebook: mas sem cortes ou qualquer edição.

O jornal espanhol contactou os dois sindicatos policiais espanhóis – o Sindicato Unificado da Polícia e a União Federal da Polícia – que garantem que os próprios agentes “saíram do barco e pagaram do seu próprio bolso” as gambas, o queijo, os enchidos e a cerveja.

A consoada teve lugar no “Rhapsody”, um dos três barcos que foram contratados em outubro para acolher os polícias deslocados na Catalunha desde o dia do referendo. Esta terça-feira, o ministro do Interior espanhol já tinha indicado à Direção-Geral da Polícia a abertura de um inquérito para que fossem apuradas responsabilidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR