Continua a ofensiva de compras fora de portas dos chineses da Geely. Depois da Volvo Cars, da empresa de táxis de Londres, da Lotus e da empresa norte-americana de carros voadores Terrafugia, o gigante automóvel chinês apontou baterias à Mercedes. E, como se isso não bastasse, agora vira a sua atenção para o sector dos pesados, tornando-se accionista maioritário do fabricante de camiões AB Volvo. Será que vão ficar por aqui?

Segundo avança a agência noticiosa Reuters, o Zhejiang Geely Holding Group, proprietário da marca de automóveis chinesa Geely, entre outras, acaba de chegar a acordo para comprar a participação de 8,2% que o grupo de investimento Cevian Capital detém na AB Volvo. Operação que será realizada por um valor não divulgado, anunciaram as duas partes, em comunicado conjunto.

Estamos muito contentes por termos chegado a um acordo com a Cevian, para a compra da sua posição accionista na AB Volvo, o que nos torna nos principais accionistas, em termos de número de acções, de uma companhia que tem vindo a liderar mundialmente, em muitos aspectos do desenvolvimento de veículos comerciais, produção e vendas”, comentou já o chairman da Geely, Li Shufu.

Com esta aquisição, o Zhejiang Geely Holding Group passa não só a ser o principal accionista do fabricante sueco de camiões Volvo (que, hoje em dia, nada tem a ver com a Volvo Cars), como também o segundo maior, em termos de votos, logo atrás da holding de investimento Industrivarden.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR