O Parlamento regional da Catalunha vai apresentar um recurso perante o Tribunal Constitucional contra a aplicação do Artigo 155, que dissolveu o Governo de Carlos Puigdemont e suspendeu a autonomia da região.

A proposta, feita pelos Junts pel Sí, foi aprovada esta quarta-feira com 11 votos a favor, sete contra e a abstenção do CUP, refere o El País. A decisão foi tomada com base num parecer do Conselho de Garantias Legais, datado de 6 de dezembro, que considerou a convocação de novas eleições “institucional” por não respeitar “os princípios da proporcionalidade”.

Lluís Maria Corominas, porta-voz dos Junts pel Sí, defendeu que Mariano Rajoy abusou do poder que tem ao fazer uma leitura errada do artigo que não prevê a demissão do Governo ou a dissolução do Parlamento catalão. Segundo Corominas, o Executivo espanhol inventou uma “conspiração” para acabar com o Governo autónomo catalão. “Usaram o artigo para liquidar o Governo e prender os nossos políticos”, disse o porta-voz, citado pelo El País.

Os catalães elegeram, na passada quinta-feira, o novo Parlamento catalão. As eleições foram convocadas pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, no final de outubro, no mesmo dia em que decidiu dissolver o parlamento da Catalunha e destituir o Executivo presidido por Carles Puigdemont por ter declarado unilateralmente a independência da região. O Ciudadanos saiu vencedor, mas foram os independentistas que obtiveram a maioria absoluta parlamentar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR